Decoração: como escolher a cadeira ideal para cada ambiente da casa

Da sala de jantar ao escritório, saiba o que procurar, como manter e como evitar ciladas na hora de comprar

Protagonistas de ambientes

É assim que o designer Carlos Reis, gerente do Estúdio Sier de Design, define o móvel. "Afinal, estão sempre presentes nas reuniões em família e nas confraternizações entre amigos”, aponta o profissional. Em meio a diferentes materiais, tamanhos e cores, pode ser difícil encontrar a peça ideal para cada ambiente. Veja como escolher.

Design Boom/Pinterest

O que cada ambiente pede?

É importante ressaltar que a escolha deve ser baseada, primeiramente, no gosto pessoal e no estilo de vida de cada morador. No entanto, além de ser bonita, a peça deve cumprir um papel de funcionalidade em cada espaço e facilitar o dia a dia dos moradores.

Wayfair/Pinterest

Cozinhas e espaço gourmet

Nessas áreas, o mais importante é que as cadeiras sejam de fácil manutenção devido à exposição a líquidos, alimentos e gorduras. “Sempre recomendamos materiais com menor absorção de água e que sejam mais simples de limpar. Em um espaço que pede uma cadeira leve e prática, tecidos frágeis não são indicados”, diz o designer.

Tidelli/Pinterest

Sala de jantar

As cadeiras deste ambiente podem seguir as mesmas recomendações das cozinhas e espaços gourmet por precaução. Mas é necessário ter atenção a um detalhe extra: fique de olho na inclinação do encosto. Se a peça for muito inclinada para trás, a pessoa que se sentar pode ficar em uma postura desconfortável.

Lindsey Brooke Design/Pinterest

Home office e escritório

Nesse caso, o ideal é que as cadeiras tenham apoio de braços e rodízios. Nos casos de espaços para leitura, que pedem principalmente poltronas confortáveis, as dimensões precisam ser mais generosas – foque também em materiais mais confortáveis.

Design Cafe/Pinterest

Tendência

O designer explica que os tecidos com texturas estão em alta, principalmente os que se apresentam de forma suave e em cores claras.

Bruno Meneguitti

Medidas

Atualmente, as principais variações de medidas de cadeiras são: 46 e 48 cm de altura, 48 a 50 cm de largura e 43 a 44 cm de profundidade. A altura do encosto pode variar. “Antigamente usava-se espaldares mais altos, entre 1 m e 1,10 m de altura total. Hoje isso mudou e, em geral, os tamanhos variam entre 78 e 90 cm de altura total”, explica Reis.

Color and Chic/Pinterest

Ergonomia

A ergonomia é o que vai garantir o conforto no design da peça. É importante ter atenção no ângulo entre o encosto e o assento e nos contornos. "Como pode haver variações de medidas a cada modelo, sugerimos que a pessoa experimente a peça antes de comprá-la, pois as dimensões podem influenciar diretamente no conforto dependendo da estatura de cada pessoa", aponta o designer.

Doris Leslie Brau/Pinterest

Manutenção

Para manter as cadeiras sempre bonitas, é importante saber como cuidar de cada uma. Evite solventes químicos e álcool, pois podem provocar manchas. Nas peças de madeira ou couro, use uma flanela para tirar o pó (se preferir, no caso da madeira, use um lenço um pouco umedecido e seque em seguida). Estofados impermeáveis podem facilitar a limpeza.

Salena Le/Pinterest

Manutenção

Cuidado com os tecidos absorventes, já que, sem cuidados especiais, podem ser danificados. No caso das cadeiras com encosto de tela, o ideal é retirar o pó com espanador. Para limpar modelos mais detalhistas, vale investir em um pincel macio de fibras naturais para não estragar a peça.

Ateliê Gustavo Bittencourt/Pinterest

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre universo feminino! Clique no link abaixo.

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!