Horta em casa: veja como cultivar sementes no conforto do lar

Ter uma horta em casa pode ser uma maneira fácil de manter o ambiente com um toque especial e também cultivar os melhores temperos no conforto do seu lar. Andrei Santos, diretor de planejamento da Isla Sementes, dá dicas de como fazer uma horta caseira.

Cuide com carinho

Santos explica que para cuidar bem das suas plantas, é preciso primeiro mentalizar que elas também são seres vivos. Com isso, precisam ser bem cuidadas e três elementos especiais são essenciais para a saúde da horta crescer e dar frutos.

Redação João Bidu

1 - Sol

“O primeiro é o sol nas plantas, especialmente na horta, na produção de frutos, de folhas, de raízes. O sol é fundamental. A gente fala em garantia de três a quatro horas de sol por dia”, diz Santos.

Divulgacao / Thinkstock

2 - Água

Assim como os seres humanos, para se manterem saudáveis é preciso que as plantas sejam regadas com água. “A regra diária, permanente, no cuidado das plantas é o ponto-chave no cuidado com a horta”, conta o diretor.

Reprodução

3 - Adubação

Santos conta que os adubos são os alimentos das plantas, e que existem diversas formas de adubar, com adubos orgânicos, minerais e processos de compostagem.

Getty Images

Local da horta

Para o diretor, é ideal colocar a plantação em um local que tenha incidência de sol, mas sem exageros. A ausência dessa luz diminuiu o sucesso da horta. Escolha lugares como janelas, varandas, terrenos ou pátios. Evite também locais abafados, que ventam muito ou não tenham proteção contra o vento.

shutterstock

Água por perto

“Outra dica básica é ter uma fonte de água perto, como uma torneira. Porque a regra é uma atividade diária, dependendo do da quantidade de plantas que você tem, da época do ano. Para trazer a praticidade no dia a dia do cuidado com a horta, ter uma forma fácil de dar água pra sua plantação. Se não, garantir um bom regador por perto”, ressalta.

Thinkstock Photos

Quais sementes plantar

Antes de escolher as sementes, é importante avaliar o espaço disponível. “Se eu não tenho uma janela que pegue sol, se mora num quarto ou um apartamento que é muito pequeno, você pode cultivar micro verdes que você faz numa bandejinha dez por vinte centímetros e vai ter a sua micro horta”, conta Santos.

Reprodução/Pinterest

Temperos

“Se tem espacinho para vasos, posso começar como uma horta de temperos. Cebolinha, manjericão, salsa, coentro, tomilho e assim por diante. Começar com vasinhos de tempero e folhosos — alface, rúculas, acelgas — é uma boa dica.

Divulgação / Denise Meneghello

Espaços grandes

Em lugares mais amplos, o diretor conta que é possível plantar tomates, uvas, beterrabas, cenouras, rabanetes e mais. Essas opções também funcionam em vasos maiores. Em pátios e terrenos, as opções ficam ainda mais abertas!

Divulgação/Oba Hortifruti