Dicas para realizar o sonho do closet próprio

Arquiteta ensina como usar sua personalidade e gosto na hora de montar o espaço para guardar suas roupas, sapatos e acessórios

O closet é o sonho de muitas pessoas

O espaço geralmente demonstra um cuidado com as próprias roupas, sapatos e acessórios, além de ter um clima para quem deseja se arrumar.

Ponto de partida para começar seu closet

A arquiteta Patrícia Penna explica que a equação tem início com o levantamento de tudo aquilo que se pretende acomodar, considerando um inventário completo do conteúdo existente, incluindo a diversidade de roupas, sapatos, bolsas e acessórios, entre outros, até uma previsão daquilo que, futuramente, pode ser incorporado pelo morador, como forma de prever a acomodação.

Descubra o que é essencial para você

Algumas pessoas têm o sonho de ter uma penteadeira, outras têm coleção de sapatos ou bolsas e quer deixar tudo exposto de forma organizada, como em um museu... “Essa percepção sobre a relevância que uma pessoa confere a um item, em detrimento a outro, coopera para definirmos sobre o número de gaveteiros, prateleiras, cabideiros e nichos”, detalha.

Solteiro ou casal?

Em um closet de casal, além das peças de cada um, há de considerar também a personalidade e o modo como cada um vislumbra o ambiente.

Pexels

Aberto ou fechado?

De forma geral, os projetos abertos atribuem praticidade e se fazem ideais quando ocupam um cômodo por completo, tornando-se uma extensão do dormitório. Entre os benefícios, propicia uma visualização mais rápida e a ventilação. Por outro lado, o closet fechado pode ser a reposta quando ele está inserido no quarto ou para atender a preferência do morador sobre não deixar tudo, essencialmente, à vista.

Atenção para as medidas

Tenha a trena em mãos e entenda o seu espaço na hora de dispor as roupas, sapatos e acessórios. Pegue seu inventário e veja o que você vai guardar em gavetas, prateleiras, cabides, organizadores e o que não pode ser dobrado de jeito nenhum.

Iluminação e cores

A iluminação em um closet é essencial, entretanto, trabalhar o equilíbrio é imprescindível, haja vista seu excesso incomoda e sua falta atrapalha. De acordo com Patrícia Penna, a formatação entre a luz direta e focada, mesclada com um luminotécnico difuso e disposto para atender as especificidades e as funções de cada cômodo. Uma das fortes tendências para os closets são os móveis em tons mais claros, como branco, que ajudam a ampliar ainda mais o espaço. Eles podem aliar-se a uma iluminação criativa, que pode ser instalada, inclusive, dentro dos armários, conferindo um efeito luxuoso ao ambiente.

Decoração

Você pode escolher móveis mais coloridos ou cores neutras para a penteadeira ou poltrona que vai compor o espaço do closet.

Reprodução%3A Alto Astral