Decoração: aposte no cinza, o novo tom da neutralidade

Cor se torna o novo tom neutro favorito dos decoradores, por causa de sua capacidade de compor ambientes sofisticados e harmônicos

O cinza é o novo tom neutro dominante nas decorações de alto padrão Luana Castro
Foto: Legacy City Home/Foto: Luana Castro
O cinza é o novo tom neutro dominante nas decorações de alto padrão Luana Castro

Cor queridinha por grandes nomes da decoração de interiores de alto padrão, o cinza é aplicado em diversas tonalidades para criar ambientes marcados pela sofisticação. A associação do cinza como sinônimo de monotonia e tédio caiu definitivamente por terra, e a cor está substituindo o bege como tom neutro preferido dos decoradores.

Em 2021, o cinza dá as caras na conceituada paleta de cores Pantone, que é referência mundial em especificação de cores e influencia o universo do marketing, o mundo da moda e, claro, as tendências de decoração. A presença de diferentes tons acinzentados em quartos, salas e cozinhas é uma opção segura para conferir mais sutileza, requinte e versatilidade à casa, resultando em uma decoração despojada e moderna. 

Uma das vantagens do cinza é a possibilidade de aplicação da cor nos mais diferentes tipos, como a estética minimalista, que prioriza a organização e reduz os excessos, a decoração escandinava, caracterizada por explorar a luz natural e a claridade dos ambientes, ou ainda o estilo industrial, marcado pela simplicidade e funcionalidade.

O resultado, no entanto, é sempre uma composição de um ambiente altamente sofisticado e de bom-gosto. O conceito marca presença no trabalho da conceituada arquiteta e designer paulista Patricia Anastassiadis. Um exemplo dessa refinada composição pode ser conferida em Goiânia no apartamento decorado de 370 metros quadrados do Legacy City Home, no Setor Marista.

Foto: Legacy City Home/Foto: Luana Castro
Legacy City Home já está recebendo visitas agendadas em seu decorado Luana Castro

A proposta de decoração do novo empreendimento é assinada pela conceituada arquiteta e designer Patricia Anastassiadis e chama a atenção pelo resultado sóbrio e elegante obtido por meio do uso intensivo do cinza. "Usei o cinza como base para dar destaque às texturas e à riqueza de materiais como o limestone persiano e o mármore grigio armani", explica.

Os tons cinzentos começam a chamar a atenção já na entrada do decorado, quando o visitante se depara com o living integrado combinando variações mais escuras com contrastes mais claros, intensificando a sensação de versatilidade dos móveis e ressaltando elementos como tapetes, cortinas, poltronas e almofadas.

Foto: Legacy City Home/Foto: Luana Castro
O cinza pode ser aplicado em todos os ambientes do apartamento Luana Castro

O piso limestone persiano é marcante, com sua tonalidade acinzentada que percorre todo a sala e a varanda, intensificando o efeito de integração. O toque feminino e moderno de Patricia concede uma atmosfera de aconchego e calor ao ambiente, que se destaca ainda pelo acabamento primoroso de revestimentos, estantes e bancadas.

A composição continua na cozinha, onde o cinza está presente nas paredes e em bancadas, cadeiras e armários. A geladeira cromada e demais eletrodomésticos também seguem o domínio cinzento.

Na suíte master e nos quartos dos filhos, o cinza aparece em painéis, na cama, nos móveis de cabeceira e armários. A combinação com móveis e elementos de outras cores neutras, como branco e bege, garante o máximo nível de sofisticação pretendido por Patricia.

Foto: Legacy City Home/Foto: Luana Castro
Detalhes em cinza estão presentes em todos os ambientes do decorado do Legacy City Home Luana Castro

Outra vantagem dos tons cinzentos é a grande compatibilidade com móveis e objetos de tons metalizados, como ouro, prata ou bronze. Além disso, a cor se encaixa perfeitamente com outra forte tendência da decoração atual: o ouro rosé, caracterizado pela tonalidade rosa muito próxima do cobre. No decorado do Legacy, alguns armários em tons de cinza fazem o contraste com detalhes como puxadores e cabideiros em ouro rosé, criando uma estética de absoluta harmonia e pura sofisticação.

O Legacy City Home será erguido na região do Parque Areião, no Setor Marista, e abraça a proposta das “mansões suspensas”, que trazem ao apartamento todo o conforto e amplitude de uma casa. As visitas ao decorado devem ser agendadas por meio do  site oficial do empreendimento e respeitam todas as regras de prevenção ao coronavírus, com distanciamento e uso obrigatório de máscaras.