9 coisas que você precisa saber sobre decoração de banheiros

Até mesmo os ambientes mais compactos merecem atenção e podem ser decorados; saiba como

Veja de que maneira otimizar o ambiente na hora de decorar o banheiro
Foto: Reprodução/Ideia Glass
Veja de que maneira otimizar o ambiente na hora de decorar o banheiro


Pouca metragem não é desculpa para não decorar o banheiro. Mesmo em espaços menores, é possível criar uma decoração personalizada , elegante e até mesmo parecer que o ambiente é maior do que ele realmente é. Pensando nisso, arquitetos parceiros da Ideia Glass, empresa especialista em boxes de banheiro, dão 9 dicas de como inovar na hora de decorar o banheiro de pouca metragem. Confira.


1- Aposte em cores clean

Ambientes menores têm mais chance de ficarem agradáveis com cores clean e leves. Por isso, use cores naturais na hora de pintar as paredes , como o branco e o bege. Mantenha a parede lisa e use tons cromados nas ferragens. As cores escolhidas podem ser as mesmas em cubas e na marcenaria.

2- Use pontos de cor

Se você é fã de uma estética moderna e curte cores, saiba que é possível personalizar o banheiro sem poluir visualmente o espaço. Faça isso colocando as cores em ferragens, metais e marcenaria. Dessa forma eles criam contraste e ajudam a criar um ambiente que destaque a personalidade dos moradores. Vale usar preto, rosé e tons de azul escuro, por exemplo.

3- Use espelhos

Além da funcionalidade do dia a dia, investir em espelhos é um ótimo truque para que o espaço pareça maior e mais amplo.

4- Saiba onde posicionar as luzes

iluminação também ajuda a criar um espaço mais aconchegante e que simula amplitude. Para isso, é bom reservar um tempo para pensar em como você quer fazer o jogo de luzes. Uma boa ideia é investir em fitas de led adesiva, que ocupam pouco espaço e podem transformar um ambiente.

5- Armários e prateleiras

Se você não tem muito espaço, o ideal é usar prateleiras em diversas alturas e armários compactos para otimizar a circulação. Além disso, o banheiro fica mais funcional, menos poluído e mais organizado.

6- Invista em detalhes na porta

As portas também merecem atenção quando o assunto é decorar o banheiro, ainda mais se o espaço for pequeno. Pode-se optar por fazer molduras na estrutura ou investir em maçanetas personalizadas com desenhos clássicos ou com padronagens geométricas. 

7- Crie um jardim vertical

Para quem gosta de verde em casa e não tem onde posicionar as plantinhas no banheiro, um  jardim vertical pode resolver. Você pode criar um painel de plantas artificiais em uma faixa da parede. Tem quem goste de posicionar o jardim vertical ao lado do espelho, comumente entre a pia e o vaso sanitário. O importante é dar preferência para o lado de fora do box para não estragar.

8- Aposte em revestimentos

Seja mármore para os mais clássicos ou  ladrilhos hidráulicos com padrões geométricos e coloridos para os modernos, os revestimentos podem ajudar a construir um ambiente aconchegante, personalizado e único. O legal é que ele pode ser usado tanto nas paredes como no chão, o que aumenta as possibilidades da decoração.

9- Saiba como escolher o box ideal

Além de ser funcional e super útil, a escolha do box também pode ser crucial no momento de decorar o banheiro. Existem modelos com roldanas aparentes, com portas flexíveis, portas de correr e de trilhos, por exemplo. Veja qual se adapta melhor para o espaço disponível na sua casa e qual combina melhor com a estética que você escolheu para o ambiente.