Como facilitar a limpeza de roupas e objetos e ainda ficar livre do coronavírus?

Saiba quais hábitos de higiene são essenciais na hora de entrar em casa ao voltar da rua para garantir que os riscos de contaminação serão mínimos

Limpar objetos, lavar máscaras e higienizar roupas. Tudo isso já virou um hábito por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas dá para tornar essa rotina mais simples e prática?

Farmacêutico indica hábitos que podem te tranquilizar na hora de higienizar as roupas e outros itens que foram para rua
Foto: Pixabay
Farmacêutico indica hábitos que podem te tranquilizar na hora de higienizar as roupas e outros itens que foram para rua


Sim, é possível se manter longe do vírus de uma forma mais fácil. Segundo o farmacêutico Jamal Tejada, nem todo objeto precisa de fato ser higienizado e é possível separar "roupa de rua" de "roupa de casa". Veja essas e outras dicas:

Separe roupas específicas para sair

A chance de contaminação por meio das roupas é baixa, mas para não correr o risco, você pode deixar um conjunto de roupas separado para usar sempre que for para a rua. Na hora de lavar, pode colocar todas juntas na máquina e a higienização com água e sabão é o suficiente.

Cuidado com bolsas e mochilas

Bolsas e mochilas que são usadas na rua devem ficar em uma área separada da casa ou serem higienizadas imediatamente. Em casos de materiais impermeáveis como couro, plástico e outros, a higienização feita com com álcool 70% é segura, mas em casos de bolsas de tecido, tem que lavar com água e sabão.

O que fazer com os sapatos?

Jamais entre com os sapatos que foram utilizados na rua na sua casa, deixe-os em algum espaço separado para os itens que vem da rua. Na hora de higienizar, lave as solas dos sapatos com água e sabão.

Quais itens não precisam ser higienizados sempre?

Os itens que ficam no seu bolso, como chave, carteira e documentos apresentam um risco de contaminação muito baixo. Assim como encomendas e correspondências, mas lembre-se, sempre que tocar em algum objeto que veio da rua lave bem as mãos com a´gua e sabonete por pelo menos 30 segundos.