Bombril é acusada de racismo por esponja "Krespinha"
Twitter amanheceu com a hashtag #bombrilracista entre os assuntos mais comentados
Por iG Delas |
Nesta quarta-feira (17), o Twitter amanheceu com a hashtag #bombrilracista entre os assuntos mais comentados no site. Os usuários apontaram que a esponja de aço "Krespinha", produto comercializado desde 1952, reforça estereótipos racistas.
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O nome da esponja de aço inox faz referência ao cabelo crespo, comum entre negros. Para os usuários do site, o marketing do produto, que tem como slogan "Ideal para limpeza pesada", está baseado no racismo. "Perpetua estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico pesado", escreveu a ativista Winnie Bueno.
"Me pergunto se existe algum preto na equipe de criação, ou só brancos alienados mesmo", pontuou a youtuber Bianca DellaFancy. Além disso, algumas pessoas ainda lembraram o racismo na infância – onde tiveram o cabelo associado de forma negativa à esponja de aço.
eu não boto nem fé que tem pessoas na timeline falando que não tem problema o produto se chamar de “krespinha” e que é exagero, exagero foi eu ter que passar 16 anos da minha vida me sentindo mal, alisando o cabelo pq chamavam ele de bombril, bucha..
— CECÍLIA (@marrriacecilia) June 17, 2020
vei que ódio #BombrilRacista
Krespinha, a esponja de aço da Bombril, perpetua estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico pesado. O nome e o mkt é baseado em racismo. Fere historicamente a subjetividade de mulheres negras e segue firme no mercado.
— Conecto pessoas através de livros na @winnieteca (@winniebueno) June 17, 2020
O termo "Bombril" sempre foi usado como um termo perjorativo para meninas de cabelo crespo, então, apartir do momento em que lançam Bombril com o nome krespinha, faz sim uma alusão ao cabelo crespo (obviamente) e com isso É RACISMO SIM!!!!
— Desventuras de uma garota (@jujubs1857) June 17, 2020
O ano é 1952, surge uma marca racista que associa cabelo crespo a esponja de aço.
— Bianca DellaFancy (@DELLAFANCY) June 17, 2020
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O ano é 2020, o absurdo se repete.
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Me pergunto se existe algum preto na equipe de criação, ou só brancos alienados mesmo. #BombrilRacista pic.twitter.com/4RfrkZ2ltY
A “krespinha” não é um produto novo no mercado. Em 1952, uma esponja de nome idêntico era vendida no país e usava o desenho de uma menina negra em seus anúncios. Alheia aos crescentes debates sobre racismo, a @BombrilOficial resolveu relançar o produto, mantendo o nome original. pic.twitter.com/MqJ1b4lEDu
— yasmin santos (@yasminsmp) June 17, 2020
A marca se posicionou dizendo que, diferente do que muitos divulgaram, o produto não é novo, nem relançamento. O produto existia há 70 anos e deixa de fazer parte do portfólio da marca hoje. Veja a nota completa abaixo.
Comunicado: pic.twitter.com/K4fXGOSTUr
— Bombril (@BombrilOficial) June 17, 2020