Em quais lugares da casa o coronavírus pode durar mais?

Se você já teve essa dúvida, o Delas procurou profissionais para te ensinar os locais certos para limpar

Com o aumento de casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil, a preocupação em se proteger está crescendo entre a população. O uso de máscaras, álcool em gel e lavagem das mãos são os métodos mais comuns para não se contaminar, além de higienizar bem a casa e as roupas.

Leia também: Como manter a casa arrumada no meio da quarentena?

Foto:
O novo coronavírus sobrevive em superfícies após ser expelido do corpo humano

Na preocupação do cuidado com a casa, o isolamento social aumentou o tempo de limpeza dos cômodos. Em meio a sua faxina diária, você já deve ter se perguntado “onde será que o coronavírus dura mais tempo”? Para responder essa questão, o Delas procurou profissionais que ensinam os principais cuidados para se proteger da Covid-19.

Como já é sabido por médicos e especialistas, o coronavírus se instala em algumas superfícies após ser expelido pelo corpo humano. Um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine , no dia 17 de março, afirmou que o plástico e o aço inoxidável prolongam a vida do vírus, podendo este sobreviver por até 3 dias.

Segundo o médico e gestor do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Alex Galoro, a limpeza precisa ser mais pesada em móveis e equipamentos na casa que são feitos desse material. “É necessária a limpeza regular dos lugares. O cuidado maior precisa ser nas áreas de maior contato humano, como a pia do banheiro e a cozinha”, explica.

Outras superfícies como tecido e papel ainda não foram testadas para o novo coronavírus. Já o papelão e o cobre são superfícies que mantém o vírus ativo apenas por algumas horas (24 horas e 4 horas, respectivamente). Galoro alerta que locais com acúmulo de poeira tem menor viabilidade de transmissão do vírus , mas mesmo assim ainda o mantém entre 40 minutos e 2 horas e 30 minutos, segundo o estudo.

Onde concentrar a limpeza dentro de casa?

Foto: shutterstock
O banheiro é uma das áreas que requer cuidados na higienização contra o coronavírus

Como citado pelo médico Alex Galoro, as áreas de maior contato precisam ser higienizadas diariamente, principalmente se elas estão em contato com pessoas contaminadas ou áreas externas. Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, reafirma a importância de higienizar até os sapatos.

Você viu?

“Devemos pensar que a porta da nossa casa é também um meio de entrada para o vírus, por isso, recomendo que os calçados sejam retirados e que, depois, com luvas, desinfete-os, bem como o tapete de entrada. Da mesma forma, as  roupas que vêm da rua devem ser lavadas ou isoladas em um cesto, imediatamente”, indica.

Apesar de  cozinha e banheiro serem os ambientes úmidos com maior chance de proliferação do coronavírus, sala e quarto também necessitam de cuidados. “É ideal também que a limpeza dos quartos e salas seja feita pelo menos uma vez por semana, com aspirador de pó ou com pano úmido. É importante separar os panos usados para limpeza por cômodos, para que não haja a contaminação cruzada, que é quando as bactérias vão de um lugar para o outro”, frisa Renato.

Em quaisquer desses ambientes os produtos mais recomendados para a higienização são o álcool 70%, o hipoclorito de sódio, água sanitária, água oxigenada e detergente.

Mantenha sempre a janela aberta

Foto: shutterstock
Deixar janelas e portas abertas ajuda o ar a circular e previne o vírus no ar

A circulação de ar é muito importante para que o coronavírus não se mantenha dentro de casa. No mesmo estudo da The New England Journal of Medicine , os cientistas descobriram que o vírus da Covid-19 pode sobreviver até 3 horas no ar. Por esse motivo, o médico Alex Galoro faz um alerta.

“Quando o ar circula dentro da casa ajuda a tirar o vírus de suspensão, portanto, deixe sempre janelas e portas abertas. Principalmente se tiver alguém infectado em casa”, conclui.

Leia também: Conheça o método Fly Lady e otimize a limpeza da casa

Anotou todas as dicas sanitárias para a prevenção e higienização da casa para se proteger do novo coronavírus ? Respeitando as regras de distanciamento e isolamento social, além de seguir os padrões de higiene, você e sua família ficarão seguros.