Benefícios vão além da decoração: 5 plantas que ajudam a reduzir umidade da casa
Algumas plantas conseguem deixar os ambientes com a decoração mais agradável e, ao mesmo tempo, purificam o ar e removem a umidade; conheça
Por iG Delas |
As plantas ajudam a deixar a decoração da casa mais bonita e interessante. No entanto, esses não são os únicos benefícios oferecidos por elas. Isso porque algumas espécies são capazes de remover a umidade excessiva dos ambientes e, com isso, evitar ao máximo a proliferação de ácaros, fungos e outros seres indesejados.
Leia também: Quer plantas sempre lindas na sua casa? Passe a falar coisas boas para ela
Sabemos que esses microrganismos, que adoram se alojar em ambientes com umidade alta, são capazes de desencadear diversas doenças respiratórias. Com isso, os moradores podem desenvolver crises de asma, rinite alérgica e outros problemas que podem trazer prejuízos à saúde e comprometem a qualidade de vida.
Os benefícios das plantas para o bem-estar já são conhecidos há muito tempo. Em 1989, uma pesquisa da NASA constatou que algumas espécies possuem a capacidade de purificar o ar e absorver a umidade do ambientes. Diante disso, com a ajuda da Thermomatic, empresa que fabrica desumidificadores de ambientes, o Delas separou cinco opções para você apostar:
1. Lírio da Paz
O Lírio da Paz é uma espécie que funciona muito bem em ambientes fechados e pouco iluminados. Para crescer, ela absorve a umidade presente no ar. Através de sua beleza e do brilho das folhas, ganha destaque nos ambientes com sua forma encantadora. Ela é ideal para quem tem uma rotina agitada e, com isso, passa pouco tempo em casa.
Em entrevista prévia ao Delas , Silma Fernandes, consultora de Feng Shui e paisagista, aponta outro benefício dessa planta: melhorar o equilíbrio dos ambientes . A profissional diz que ela limpa os pensamentos negativos, as ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares e até mesmo a má energia do esgoto.
Você viu?
2. Samambaia
A samambaia é usada com frequência na decoração dos lares. Ao iG , Maier Gilbert, agrônomo e paisagista, já havia ensinado que o ideal é deixá-la em um local de meia-sombra, que receba sol de manhã ou à tarde. O ideal é, pelo menos, duas horas por dia. A exposição direto à luz solar pode fazer com que ela fique amarelada.
Cada vez mais popular, a planta pode ser colocada em qualquer canto da casa, até mesmo de forma suspensa, mas desde que as orientações acima sejam respeitas para evitar que ela seja prejudicada. Vale destacar, ainda, que, ao absorver a umidade do ar, ela puxa impurezas, como benzeno e xileno.
3. Clorofito
Nativo da África do Sul, o clorofito, de folhas verdes, longas, curvadas e crescimento rápido, é capaz de remover 90% das impurezas do ar em até 48 horas. Em reportagem anterior , a paisagista Nô Figueiredo explica que a opção é versátil e pode ser usada em diferentes situações, como jardins verticais, painéis verdes e outras opções pendentes.
4. Hedera Helix
A Hedera Helix, chamada popularmente de Hera, possui folhas pequenas e bem desenhadas. E você pode aproveitar seus benefícios. Isso porque, além de diminuir a quantidade de água em forma de vapor no ar, ela também absorve mofo e material fecal de animais de estimação e microrganismos presentes no ar.
Para essa espécie, a paisagista Nô sugere utilizá-la como forração de canteiros ou vasos. A espécie também pode ser cultivada em um cachepô pequeno como planta pendente ou, ainda, enrolada em uma estaca de madeira. Combiná-la com outras plantas é uma alternativa bem-vinda, que pode ajudar a criar ressultados interessantes.
5. Palmeiras
As palmeiras crescem de forma satisfatória em locais úmidos. A do tipo Areca bambu, por exemplo, está entre as plantas mais indicadas para ambientes domésticos por ter capacidade de absorver poluentes internos. A paisagista Christiane Roncato já falou ao Delas que a espécie precisa ser exposta primeiro na meia-sombra e somente depois no sol.