Saiba como lavar seus sutiãs – e fazê-los durarem mais

Esqueça - na maioria dos casos - a máquina de lavar. Saiba como lavar o sutiã de cada tipo, seja ele top, com bojo, sem bojo, com aro ou de maternidade

Vamos encarar os fatos: nem todo mundo sabe como lavar sutiã da maneira certa. Claro, é fácil jogá-los na máquina e esperar que eles saiam em condições perfeitas, mas isso raramente acontece.

Saber como lavar sutiã da maneira correta vai te ajudar a fazer a peça durar bem mais
Foto: shutterstock
Saber como lavar sutiã da maneira correta vai te ajudar a fazer a peça durar bem mais

Leia também: 4 dicas para não errar na hora de lavar roupas

Caso você não saiba, “todo sutiã vem com instruções de lavagem baseadas na fabricação”, diz o chefe de criação da ThirdLove, Ra’el Cohen (EUA). É importante seguir essas orientações, mesmo quando você está sem tempo. “A maioria dos sutiãs – eu diria que 99% dos sutiãs – têm spandex”, explica Cohen. Trata-se de um tecido muito frágil.

Mais especificamente, as fibras são muito sensíveis ao calor. “Spandex vai quebrar se for lavado a uma temperatura muito alta ou colocado na secadora”, diz Cohen.

Quanto à frequência com que você lava seus sutiãs: depende completamente de você e da sua sensibilidade à pele, de acordo com Cohen. Se você tende a produzir mais suor, pode querer lavá-los com mais frequência do que alguém que não transpira.

Agora, para a parte mais técnica, como fazer seus sutiãs ficarem frescos e limpos? Recorra a este guia especializado para cada tipo de peça!

Como lavar sutiã normal

Foto: shutterstock
Há diversas opções no mercado de saquinhos que você pode usar para lavar lingerie na máquina, como esse da imagem

Cohen recomenda lavar a mão todos os sutiãs, mas se lavar a máquina é a sua única opção (ou, sejamos sinceros, você simplesmente não quer lavar), estique todos e coloque em uma pequena bolsa de lavanderia. Isso ajudará a evitar que eles percam a forma e se enrolem em torno do maquinário. Também não se esqueça de fechar os ganchos.

Como lavar sutiã sem costura

Se ele tiver bojo de espuma, nem pense em jogá-lo na máquina de lavar. Lave-o à mão porque “a espuma às vezes pode ficar um pouco deformada com o tempo”, diz Cohen.

Para isso, encha a pia com água morna e um pouco de detergente e deixe o sutiã de molho por até uma hora. Esfregue suavemente o material e, quando terminar, coloque-o sobre uma toalha para secar.

Você viu?

Sem bojo? Sem problemas. Lave-o em uma bolsa de lavanderia na água fria. Novamente, certifique-se de que os grampos estão presos e, claro, deixe secar naturalmente.

Como lavar top esportivo

Também chamados de sutiãs esportivos , eles normalmente têm uma concentração muito alta de spandex, então você vai querer lavá-los em água fria, ok? Mas antes de tudo, remova as almofadas de bojo. “Elas podem acumular muito suor”, explica Cohen, então é melhor deixá-las à parte.

A maioria dos tops não tem grampos para fechar, mas os de alto impacto e de corredoras às vezes têm. Se houver algum fechamento, coloque a peça em um saco de roupa para evitar que fique enrolada em nada. Ah, e pule o amaciante de roupas …

Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear as peças

Como lavar um bralette

Foto: shutterstock
Bralette são peças bem delicadas e merecem cuidado especial

Para os seus preciosos bralettes, lave-os na água fria ou à mão. E, assim como os tops esportivos, se tiverem bojos removíveis, tire-os e lave-os separadamente.
Tem colchetes para fechar? Mais uma vez, certifique-se que eles estão juntos antes de colocar um saco de roupa e jogá-lo com suas outras peças. A delicadeza de uma bralette pode tornar o processo fácil.

Como lavar sutiã tomara-que-caia

Provavelmente você não usa sutiã sem alças todos os dias. Na verdade, Cohen estima que ele seja usado poucas vezes por ano. Portanto, “realmente deve apenas tomar o tempo para lavá-los manualmente”, orienta. Por quê? “O elástico pegajoso de silicone no forro de seu sutiã – você sabe, a coisa que o sustenta – pode colecionar fiapos na máquina de lavar que eventualmente o desgasta”, diz Cohen. Então seja uma menina grande e leve seu sutiã sem alças para a pia.

Como lavar sutiã do dia a dia

A maioria das mulheres tem pelo menos alguns sutiãs que praticamente não vivem sem. “Esse é realmente o seu sutiã de ‘trabalho’”, diz Cohen. A melhor coisa que você pode fazer por eles: deixe-os descansar, diz Cohen. Tenha uma seleção de três a cinco peças para que você possa alternar e não desgastar muito cada roupa íntima. (Caso contrário, você provavelmente terá que substituí-lo bem antes da marca usual de seis meses.) A lavagem à mão é melhor, já que é mais suave. Mas contanto que você use um saco de roupa de malha, você pode colocá-los na máquina.

Leia também: Lava a lingerie no chuveiro? Saiba o certo e errado para conservar peças íntimas

Como lavar sutiã de maternidade

Sutiãs de maternidade também podem variar em estilo. Isso pode tornar muito difícil saber exatamente como lavar o seu. Alguns deles têm aros, o que significa que você vai querer colocá-los em um saco de roupa e lavar em um ciclo de baixa rotação em água fria. Os que não tem, no entanto, são melhor lavados à mão.

A chave para os sutiãs de maternidade, diz Cohen, é ter três ou quatro, para que as novas mães não lavem a mesma peça todos os dias. Afinal, ela tem coisas muito mais importantes para lidar, de qualquer forma.