Quer ter uma cozinha gourmet? Arquitetas explicam quais os principais itens

Para quem gosta de cozinhar e passa muito tempo preparando as refeições, ter uma cozinha gourmet ajuda - e muito - no aproveitamento do cômodo

Você já ouviu falar no conceito de cozinha gourmet? Apesar de novo no Brasil, especialistas em arquitetura garantem que ele ganha mais fãs a cada dia. Diferente do modelo tradicional, essa opção destaca-se por ter equipamentos bonitos, diferenciados e funcionais no cômodo. É quase como ser um MasterChef. 

Leia também: Qual o melhor material para bancada de cozinha? Profissional te ajuda a escolher 

A estética dos eletrodomésticos é uma das características marcantes da cozinha gourmet; saiba quais os itens necessários
Foto: shutterstock
A estética dos eletrodomésticos é uma das características marcantes da cozinha gourmet; saiba quais os itens necessários

A cozinha gourmet também possui entre suas funções unir a família e os amigos, sendo que há uma participação maior das pessoas no preparo dos alimentos. Além dos equipamentos comuns, como fogão e geladeira, o local ganha ares para apreciar uma boa gastronomia e traz novidades, como ilha central e cooktop, por exemplo.

Para quem está pensando em adotar uma ou reformar a atual, as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas reuniram algumas dicas que ajudam a realizar essa transformação. Para começar, é importante ressaltar que não há regras para a construção do ambiente. A criatividade é bem-vinda nesse momento.

Vale destacar que as escolhas que irão compor o ambiente vão depender da metragem disponível e dos desejos de cada um dos moradores. Apesar de ser uma construção flexível, alguns pontos costumam ser mais frequentes nas decisões – e podem servir de inspiração para o projeto do seu lar.

Quais os itens necessários em uma cozinha gourmet? 

Foto: Divulgação
Tem vontade de ter uma cozinha gourmet? Saiba quais são os itens necessários para construir uma de forma funcional
  • Ilhas

Você tem vontade de deixar os convidados mais próximos do cozinheiro? Um dos destaques e que permite criar essa conexão mais pessoal e íntima é adotar as ilhas centrais. “O formato garante que todo ritual de preparo dos pratos se torne um show à parte”, ressalta Danielle.

A posição ainda pede que a iluminação seja posicionada, de preferência, de forma direta para a ilha, para que tudo seja visto com bastante clareza e não prejudique a visão.

  • Eletrodomésticos

Equipamentos modernos, além de impactarem no visual, também ajudam a trazer melhores resultados. A lista inclui fogão ou cooktop, chapas auxiliares, churrasqueira – que pode ser a gás ou convencional –, forno elétrico, micro-ondas, freezer, geladeira, adega, cervejeira, máquina de café, máquina de lavar louças e tantos outras opções.

Leia também: 3 utensílios de cozinha que podem trazer muitos prejuízos para a saúde

É importante lembrar que os aparelhos não devem apenas contribuírem para a decoração,. Eles também precisam ser funcionais. E antes de comprá-los, a dica é avaliar se há espaço disponível para comportar todos os itens desejados de forma segura e eficiente.

  • Coifa

Quer deixar a cozinha limpa e livre de gordura? Apostar nas coifas é uma ótima opção. A grande dúvida, no entanto, é qual modelo escolher entre as alternativas disponíveis. A  área em que será instalada é um ponto importante a ser analisado. Para isso, Paula Passos indica que é preciso saber as medidas do fogão ou do cooktop, pois essa informação definirá o tamanho ideal da coifa.

A profissional ainda sugere verificar a potência do motor escolhido, uma vez que existem diversas opções tanto para cozinhas pequenas como também para as que são mais amplas. Além disso, a recomendação é dar preferência para os motores silenciosos, que não incomodam durante o uso e ajudam a cozinhar com mais tranquilidade.

Em relação aos modelos, há dois tipos: parede e teto. Para quem prefere o fogão ou cooktop em ilhas, a escolha adequada é a de teto. Já para quem optar pela bancada do fogão encostada na parede, o caminho é instalar um modelo fixo na parede.

“Para a colocação da coifa, é sempre melhor que seja feito por assistência técnica autorizada. Isso evita erros e a perda de garantia do produto”, aconselha Danielle.

Organização e praticidade são prioridades no cômodo

Foto: FreePik
Para construir uma cozinha gourmet, todos os itens que estão lá precisam ser organizados de forma prática e eficiente

Além de ter uma estética agradável, a cozinha também precisa ser prática, funcional e bem organizada para evitar que vire uma bagunça. Para ajudar nessa tarefa, os móveis planejados são bem-vindos, principalmente os armários para guardar alimentos e os utensílios de cozinha.

As arquitetas ainda sugerem que outra ideia é criar suportes aéreos para colheres, panelas, tampas e conchas. Isso porque quando estão penduradas, elas facilitam o acesso no momento da sua utilização e economizam espaço. Afinal, é essencial ter praticidade e conseguir localizar o que se deseja com facilidade no momento do preparo das refeições.

Saiba como organizar algumas das peças do dia a dia:

  • Tampas e panelas

Na hora de cozinhar, existe situação mais chata do que procurar pelas tampas das panelas e não encontrá-las? Para evitar esse problema, a dica é mantê-las em um suporte organizador. “Melhor ainda se a organização puder ser feita dentro de uma gaveta, com as tampas em pé e uma do lado da outra”, aconselha Danielle.

  • Formas

Essas peças são muito utilizadas pelos cozinheiros. A melhor maneira de guardá-las é em prateleiras próximas ao forno. O ideal é separá-las por formato e tamanho. Aproveite e agrupe uma dentro da outra para facilitar e economizar espaço.

  • Eletrodomésticos

Os aparelhos utilizados com frequência e que tenham um design diferenciado e estejam em bom estado devem à mostra e em locais de fácil acesso, como as cafeteiras e torradeiras, por exemplo. Os menos usados podem ser guardados em um armário projetado especialmente para eles.

  • Copos

Para deixar a rotina mais prática, deixe os copos enfileirados, sempre seguindo o mesmo tipo. Os mais usados devem estar nas prateleiras mais baixas e de fácil acesso e, os menos frequentes, na parte superior.

Leia também: Esponja de lavar louça acumula germes durante uso; saiba como higienizá-la

Outro item que deve ser observado em uma cozinha gourmet é a circulação. Manter um espaço de 90 cm para facilitar o fluxo é crucial para deixar tudo fluir de forma natural. Recomenda-se também prestar atenção no tipo do ambiente e na personalidade de quem vai cozinhar. Isso porque não adianta ter um lugar todo equipado se algum aparelho não for utilizado pelos moradores.