Vai limpar a casa? Saiba o que fazer para realizar uma faxina completa

Em seis passos, veja dicas para organizar os cômodos e ter a casa em ordem

Limpar a casa é essencial para conseguir deixar todos os cômodos em ordem. Quando os locais estão sujos, diversos problemas podem surgir e prejudicar a saúde dos moradores. Diante disso, fazer uma limpeza completa com frequência ajuda a manter os ambientes saudáveis, limpos e organizados – e prontos para receber as visitas. 

Leia também: Como limpar o banheiro? Especialista ensina passo a passo e dá dicas de limpeza 

Chegou a hora de limpar a casa! Realizar uma limpeza completa com frequência é essencial para deixar tudo em ordem
Foto: shutterstock
Chegou a hora de limpar a casa! Realizar uma limpeza completa com frequência é essencial para deixar tudo em ordem

Muita gente acredita que limpar a casa é uma tarefa complicada. No entanto, a influenciadora digital Iborema de Almeida, parceira da Bettanin e responsável pelo grupo do Facebook “Marias Vem Comigo”, que conta com mais de 1,6 milhão de participantes que compartilham dicas para o dia a dia, explica que, com um pouco de organização, tudo fica mais fácil e simples. 

Confira o passo a passo e saiba o que fazer: 

  • 1º passo: Planejamento é essencial 

Antes de tudo, é necessário se organizar. Isso significa que é preciso ter mente que, na maioria das casos, não será possível finalizar a limpeza em apenas um dia. “A dica é separar pelo menos uma semana para fazer a faxina total da casa e organizar uma agenda, sendo cada dia para a limpeza completa de um dos cômodos e a diária do restante”, indica a influenciadora.   

  • 2º passo: Hora de desapegar
Foto: shutterstock
Quando for limpar a casa, uma dica para a limpeza completa é separar para doação o que não usa mais e está em bom estado

Primeiro, veja tudo o que está guardado dentro dos guarda-roupas, armários da cozinha, banheiro e sala – e verifique se há utilidade. Achou algo dispensável e que não dá para ser doado? Jogue fora. O que ainda estiver em bom estado, mas não possuir mais utilidade, coloque em caixas para doação.

Leia também: Saiba como organizar o guarda-roupa, dobrar cada peça e economizar espaço

Aquilo que ainda for útil, guarde em caixas organizadoras dentro dos armários. “Se organizar tudo direitinho, a chance de virar bagunça é menor e a limpeza do dia a dia, ao longo do ano, se tornará muito mais prática”, ressalta. 

  • 3º passo: Momento ideal para lavar e limpar tudo 

Sabe aquela janela que faz tempo que não recebe uma atenção especial? Ou até mesmo a cortina que está há tempos sem ver água? E os tapetes, as capas de almofadas, os edredons e os cobertores que não são lavados há meses? É hora de reverter essas situações. 

Esse é o momento de lavar o interior de todos os armários também. Em seguida, coloque um produto para evitar mofo, capaz de reter a umidade do ar e evitar fungos e odores. Para trazer um cheiro agradável, o aromatizador é bem-vindo. 

  • 4º passo: Limpar do chão ao teto 

Para a faxina ser completa, é necessário prestar atenção em todas as partes do cômodo. “Já que estamos na empolgação, esse é o momento ideal para limpar espaços que não fazemos isso com frequência, como teto, azulejos, paredes e forros. Mas não pense que será um sacrifício. Use e abuse dos utensílios que facilitam essas tarefas mais pesadas, como é o caso dos mops ”, conta. 

  • 5º passo: Atenção especial à cozinha 
Foto: shutterstock
A geladeira merece uma atenção especial na hora de limpar a casa; veja as dicas e como limpá-la corretamente

Por ser o local em que as refeições são preparadas, a cozinha é um dos ambientes que requer atenção maior – e, por isso, deve-se dedicar mais tempo. Por lá, há diversos itens capazes de colocar a saúde dos moradores em risco .

Para evitar problemas, a recomendação é acabar com toda a sujeira dos eletrodomésticos, como fogão, micro-ondas e coifa, com produtos próprios para cada um deles. O importante é eliminar as bactérias e trazer brilho aos itens.

Em seguida, é a vez da geladeira. “Primeiro, é necessário retirar todos os itens e colocar em um isopor para manter a temperatura. Depois, tire todas as prateleiras, lave e esfregue bem. Deixe secar”. Enquanto isso, limpe o interior com uma esponja umedecida com água morna e detergente neutro. A secagem deve ser feita com um pano seco e limpo. 

“Se o freezer tiver acumulado muito gelo, aconselho descongelar a geladeira antes”, ressalta Iborema. Depois, a dica é utilizar um neutralizador de odores para evitar possíveis cheiros ruins e desagradáveis. 

  • 6º passo: Finalize com chave de ouro 

Depois que todos os cômodos estiverem limpos, use e abuse dos aromatizadores de ar. “Meus familiares sempre dizem que minha casa tem um perfume gostoso e o segredo são os produtos certos. Eles trazem harmonia e garantem um cheiro agradável para os ambientes mesmo depois da limpeza”, garante a influenciadora. 

Panos de microfibra também ajudam a limpar a casa

Foto: shutterstock
O pano de microfibra tem diversas vantagens, como não riscar, e e é um poderoso aliado na hora de limpar a casa

A microfibra é um tecido composto de fios ultrafinos de poliéster. De acordo com Tamiris Fabregat, consultora da FlashLimp, sua estrutura permite uma limpeza profunda sem danificar as superfícies. “Suas fibras possuem uma absorção muito maior do que os panos comuns, o que traz facilidade e diminui a utilização de produtos químicos. Devido à sua versatilidade, pode ser utilizado seco para tirar pó ou molhado para limpar”, explica. 

Além de todas essas vantagens, o material é durável, macio, não risca e não solta fiapos. Versátil, dá para usar em diversos pontos da casa , como nos móveis, seja de madeira ou em MDF, vidros, cozinha, banheiro e em outras superfícies lisas. Por ter toque aveludado e suave, não deixa marcas, além de 'agarrar' o pó. Ainda dispensa o uso de produtos químicos. 

Leia também: Móveis planejados para cozinha ajudam a ganhar espaço e trazem conforto

No piso frio da cozinha e dos banheiros, a microfibra ajuda a eliminar as sujeiras mais leves. Também pode ser usada em azulejos para completar o processo de  limpar a casa . Vale lembrar que, além da capacidade de limpeza, ela ainda é durável e resiste bem a lavagens frequentes sem deformar ou perder suas propriedades.