Especiaria Antiga é eleita a cor do ano 2019 pela Eucatex; veja detalhes

Estudo indica as principais tendências de cores para o ano que vem; confira

Um estudo de comportamento feito pela marca de tintas Eucatex, em parceria com a consultoria Tendere, revelou que Especiaria Antiga é a cor do ano 2019. Ela apresenta uma mistura de tons , que parte do terroso e traz nuances de rosa e vermelho mais opaca, o que resulta em uma coloração levemente acinzentada.

Especiaria Antiga foi eleita como a cor do ano 2019 (veja a parede na foto acima) pela marca de tintas Eucatex
Foto: Divulgação/Eucatex
Especiaria Antiga foi eleita como a cor do ano 2019 (veja a parede na foto acima) pela marca de tintas Eucatex

A tonalidade opaca da cor do ano 2019 – ou seja, acinzentada, ajuda a quebrar com os excessos de luminosidade, mas não chega a escurecer o ambiente. Apesar de ser um tipo de vermelho, não é intensamente quente, o que o torna mais frio que as outras cores da mesma gama como, por exemplo, terracota - mais vermelho - ou tijolo - mais amarelo.

De acordo com Patrícia Sant´Anna, chief visionary officer da Tendere, a cor estimula a elegância e a criatividade. “Sendo um tom de tempero, estabelece uma conexão entre a nossa cultura com os elementos advindos do mundo oriental, fazendo referência à alquimia da cozinha e às criações cotidianas, transmitindo a sensação de alegria, sociabilidade e animação comedida”, diz.

Tons que combinam com a cor do ano 2019 

Foto: Divulgação/Eucatex
A Cor do Ano 2019 é versátil e, por isso, pode ser usada tanto em ambientes externos quanto internos

O estudo ainda identificou quatro grupo de cores que também serão tendências para o próximo ano, estabelecem relação com a Especiaria Antiga e representam os diferentes perfis de gostos dos brasileiros. São eles: 

Você viu?

Raízes Andinas

Foto: Divulgação/Eucatex
Os tons que formam o grupo Raízes Andinas combinam com a cor do ano 2019

Raízes Andinas traz elementos em excesso e mescla texturas e cores. A tendência é composta por tonalidades solares e terrosas em contraponto a um azul opaco e marítimo. 

Concreto Romântico

Foto: Divulgação/Eucatex
Os tons do grupo Concreto Romântico também pode ser combinados com a cor do ano 2019

A alegria e o romantismo dos anos 1980 são misturados à vida urbana contemporânea. Essa é uma tendência que busca ser confortável e delicada, mesclando o retrô romântico ao estilo moderno atual. Além disso, faz referência a um estilo  escandinavo “tropical”, como forma de aquecer o concreto das metrópoles, utilizando-se de plantas e flores para dar vida aos ambientes. 

Areias do Tempo

Foto: Divulgação/Eucatex
Inspire-se nas tonalidades propostas por Areias do Tempo e combine com a cor do ano 2019

Transmite a imagem de um charme praiano, independentemente de se estar ou não à beira mar. Além disso, transita entre o chique e o casual e entre os estilos minimalista e retrô. A paleta se mostra tecnológica e natural e traz um frescor levemente quente. 

Caos Geométrico

Foto: Divulgação/Eucatex
Cores do grupo Caos geométrico são opções para harmonizar com a cor do ano 2019

Essa tendência brinca com a geometria no design e faz uma leitura moderna do retrô. O grupo apresenta um astral iluminado e colorido. O resultado é um lugar divertido, que mistura o minimalismo dos traços com  cores em movimento. Faça combinações com a cor do ano 2019 .