Painel de madeira na decoração da casa: como adotar o item em cada ambiente

A madeira é um elemento multifuncional e que se adapta em diversos cômodos; veja como apostar no item e ter um belo painel com o material

Quer dar um upgrade no visual dos cômodos, mas ainda não sabe como? Uma das alternativas é optar pelo painel de madeira na decoração. Multifuncional e fácil de trabalhar, a madeira não faz sucesso apenas nos pisos e nos móveis, mas também em quartos, salas e até mesmo em locais mais úmidos , como a cozinha e o lavabo.

Sala, cozinha, quarto.. A madeira pode ser usada em diversos ambientes e o painel de madeira na decoração faz sucesso
Foto: shutterstock
Sala, cozinha, quarto.. A madeira pode ser usada em diversos ambientes e o painel de madeira na decoração faz sucesso

A boa notícia é que a versatilidade do painel de madeira na decoração permite dividir ambientes, esconder paredes e embutir eletrodomésticos.

Para começar, a primeira etapa consiste em definir a superfície que irá receber o item. Essa escolha considera o material recomendado para cada tipo de aplicação e determina se a execução será em MDF, lâmina natural ou laminado melamínico.

Qual material escolher no painel de madeira em cada cômodo?

Foto: Rafael Renzo
Usar painel de madeira na decoração e outros itens no material é uma forma de mudar a cara do ambiente

“Em ambientes secos, como quartos e salas , utilizamos a lâmina natural de madeira, que proporciona emendas imperceptíveis e a sensação de uniformidade por não destacar as quebras”, explica Daniele Okuhara, arquiteta da doob arquitetura. A impressão do material sintético (MDF amadeirado), por sua vez, já vem de fábrica e, com isso, fica mais difícil manter a continuidade entre as madeiras, deixando a emenda aparente.

Diante disso, é importante prestar na instalação dos painéis para que as emendas não fiquem em destaque. Nesse caso, os profissionais responsáveis pela instalação devem utilizar o sistema conhecido como mão-de-amigo. “Para não deixar nenhum parafuso aparente, trabalha-se com o sistema de encaixe macho e fêmea”, destaca Beatriz Ottaiano, que também atua como arquiteta na mesma empresa.

Leia também: Pisos de madeira sempre limpos

Nos locais mais molhados, como é o caso da cozinha, as especialistas recomendam optar pela versão sintética, principalmente quando o painel de madeira for de encontro com o frontão da pia. Nesses casos, tanto o melamínico quanto o MDF permite realizar a limpeza de forma mais fácil e com apenas um pano úmido, sem prejudicar o material. 

Quarto mais aconchegante e acolhedor com painel de madeira na decoração

Foto: Rafael Renzo
O painel de madeira na decoração pode deixar o quarto um local bem mais aconchegante

O quarto é um dos cômodos mais queridos da casa – e, por isso, deve trazer sensação de conforto e descanso. Afinal, será o lugar em que você irá deitar após um longo dia agitado. Por isso, apostar na madeira para transformar o cômodo em um verdadeiro refúgio é uma boa opção. Em ambientes com metragem reduzida, como é o caso da imagem acima, pode-se optar pelo modelo de cabeceira invertida. 

Você viu?

De acordo com as arquitetas da doob arquitetura, a peça foi produzida em lâmina de madeira de freijó, um recurso que ajuda a poupar centímetros preciosos na circulação do quarto. Para dar um upgrade ao décor, a madeira avermelhada criou um contraponto ao aspecto frio da parede com acabamento de concreto. 

Tenha atenção com a área social 

Foto: Julia Ribeiro
O painel de madeira na decoração pode ser um acessório ou mesmo algo mais imponente, como uma divisória do ambiente

Quer ampliar o espaço de circulação e interação entre os moradores da casa? Uma das alternativas é a integração entre ambientes na área social. Para conseguir o resultado desejado, o ideal é procurar soluções que ajudam a trazer funcionalidade e otimizar o espaço. 

Em frente ao sofá, o painel de madeira revestido em MDF camufla a porta do lavabo, deixando o ambiente mais discreto. Do outro lado, na lateral, a área com a mesa de jantar permitiu criar um amplo armário para guardar louças e outros utensílios. Dessa forma, o item ganhou a função de divisória entre cozinha e sala de jantar. 

Foto: Rafael Renzo
Painel de madeira na decoração cabe em diversos ambientes; veja

Fato é que a madeira não precisa ser um elemento apenas decorativo. Na imagem acima, o material entra em cena e ocupa toda a parede principal do cômodo – e, com isso, camufla as portas de entrada, o lavabo e o escritório, que fica isolado por uma porta de correr. Quando fechada, cria um amplo painel que garante unidade visual ao ambiente multifuncional. 

Áreas molhadas? Sim! 

Foto: Rafael Renzo
Painel de madeira na decoração do lavabo? Com o material certo, pode sim

O lavado, ao contrário do banheiro, não fica em contato direto com vapor ou água corrente. Por conta disso, permite criar paredes com a madeira. No projeto, as arquitetas usaram o laminado natural de madeira carvalho rosa e, para deixar o ambiente mais atual, optaram por utensílios de metal dourado. 

Na cozinha? Também!

Foto: Mariana Orsi
O painel de madeira na decoração da cozinha cabe muito bem; veja sugestões

O item é bem-vindo até mesmo na cozinha, apesar de ser uma área com mais umidade. Para criar um ambiente aconchegante, aposte no piso de porcelanato e inclua tons de cinza, branco e preto. Sobre a localização, por estar em cima da pia, utilizou-se o MDF amadeirado. No projeto, o fogão de pedra acompanha o balcão.

Leia também: Piso de madeira: trocar ou restaurar?

Do clássico ao moderno, fato é que o painel de madeira na decoração  dos ambientes da casa permite criar diferentes estilos. A composição do restante do projeto é o que vai ditar o estilo, como o caso da mistura entre madeira e concreto. “Por trazer a sensação de aconchego e aquecer o ambiente, o elemento quebra o tom frio e cinza do concreto, material moderno que adoramos usar”, finaliza Danielle.