Terrário de suculentas é boa opção para decorar com plantas; aprenda a fazer um

Esse tipo de planta não requer muitos cuidados e reuni-las em um terrário pode ser uma forma de trazer plantas para dentro de casa com criatividade

Ao contrário do que muita gente pensa, espalhar flores em vasos com água pela casa não é a única forma de incorporar a natureza na decoração. Batizada de “Urban Jungle” , a tendência de trazer um verdinho para dentro de casa inclui diversos tipos de plantas, desde as maiores – como longas samambaias – até as menorzinhas – como as famosas suculentas. 

Foto: Reprodução/Pinterest
As suculentas são originárias de regiões desérticas e, por não precisarem de muita água, são fáceis de cuidar

Delicadas, curiosas e fáceis de cuidar, as suculentas viraram mania durante o último ano. Como elas não ocupam muito espaço, é possível criá-las em diversos cômodos da casa, e uma das melhores maneiras de fazer isso é colocando-as em um terrário, arranjo que consiste em um recipiente – normalmente de vidro – com uma espécie de ecossistema dentro.

É possível encontrar esse tipo de arranjo pronto para a compra, mas, se você curte trabalhos manuais e jardinagem, não é muito difícil fazê-los em casa. Antes, porém, é preciso entender um pouco sobre os cuidados que essas plantinhas requerem.

Como cuidar das suculentas?

De acordo com o e-book “Introdução ao Terrário de Suculentas” elaborado pela floricultura Esaflores, essas plantinhas são originárias de locais com clima desértico, ou seja, muito secos e com temperaturas altíssimas, e é justamente pelo clima árido que as folhas delas são mais “gordinhas”, já que, com essa anatomia, elas conseguem reter bastante água.

Com essa origem, é de se imaginar, portanto, que elas resistem a altas temperaturas, não precisam de muita água e, é claro, devem ter bastante contato com a luz solar. Segundo o guia, o ideal é regá-las uma vez por semana usando um borrifador e mirando diretamente na terra - ou qualquer outro substrato em que elas estejam plantadas. Nesse momento, também é importante tomar cuidado para não “afogar” a plantinha, já que o excesso de água faz as raízes dela apodrecerem.

Ao cuidar de uma suculenta ou de um terrário com várias delas, o melhor é ficar sempre de olho no aspecto das folhas. Segundo a floricultura, se elas estiverem enrugadas e opacas, é sinal de que falta água, mas nada de se afobar! Com apenas uma regada, é esperado que elas retomem o viço. Já se elas estiverem ficando amareladas e molengas, é sinal de que houve excesso de água e, nesse caso, é necessário retirar as partes afetadas e replantar as mudas que ainda estão saudáveis.

Montando um terrário

Foto: Reprodução/Pinterest
Fazer um terrário de suculentas coloridas e variadas é uma forma criativa de usar esse tipo de plantinha na decoração

Antes de começar a montar o terrário , é necessário aprender a retirar mudas de suculentas. De acordo com o guia, a maior parte das espécies dessas plantinhas têm uma facilidade muito grande de se enraizar e costuma ser muito fácil fazê-las brotar. Para criar novas mudas, é necessário ter folhas ou pedaços do caule que podem ser cortados exclusivamente para isso ou até reaproveitados quando se soltam naturalmente da planta.

Leia também: Tem um banheiro sem graça? Confira quatro formas de redecorar o cômodo

Em seguida, basta colocar terra em um vaso que tenha furinhos no fundo e posicionar as folhas espalhadas na superfície do substrato, sem enterrá-las. Segundo o guia, se forem mantidas relativamente úmidas, são necessários apenas alguns dias para as folhinhas começarem a criar raízes, iniciando o processo de formar novas plantas ; e é justamente de mudas assim que são usadas na hora de montar o terrário.

Para começar, você vai precisar de:

  • Um recipiente transparente (de qualquer formato);
  • Mudas que já tenham criado raízes;
  • Substrato para plantas (terra adubada que pode ser comprada pronta);
  • Pedras (de preferência pequenas, como pedriscos ou argila expandida);
  • Areia de rio (que normalmente é utilizada na hora de montar aquários e também é facilmente encontrada para comprar);
  • Borrifador com água;
  • Pá de jardinagem pequena ou colher;
  • Objetos decorativos (se desejado).

Com todos os materiais reunidos, é necessário montar a “base” do terrário antes de depositar a terra. Em primeiro lugar, o fundo do recipiente deve ser forrado pelos pedriscos para que, segundo o guia, a água colocada se acumule nessa parte em vez de se acumular na terra e sobrecarregar as raízes das suculentas. A orientação é de que essa camada tenha ao menos um centímetro para que seja possível enxergar o possível excesso de água e monitorar melhor a quantidade colocada.

Depois das pedras, é a vez da areia. Ela deve ser despejada sobre as pedras e ficar em contato com as “paredes” do recipiente, para, assim como a camada anterior, garantir uma boa drenagem para as raízes das plantas. Nessa etapa, é possível combinar areias de diversos tipos e brincar com as camadas para formar “desenhos”.

Logo após a areia, vem o substrato (no caso a terra adubada), cuja camada deve ser suficiente para o tamanho das raízes das mudas. Para distribui-lo, o guia aconselha espalhar o substrato em alguns montinhos e pressioná-los para criar uma superfície irregular ou inclinada.

Com o substrato devidamente distribuído e assentado, é hora de plantar as mudinhas. Para isso, é necessário abrir buracos de tamanhos que acomodem as raízes das suculentas perfeitamente e, em seguida, retirar as plantas de onde elas estão plantadas, tomando muito cuidado para não quebrar a raiz e retirando o excesso de terra que fica grudado nela.

Em seguida, as raízes devem ser posicionadas dentro do buraco e a terra em torno deles deve ser pressionada para que as plantas fiquem no lugar. Quando todas as mudas estiverem devidamente plantadas, algumas pedrinhas, areia e até pequenos objetos como miniaturas e cristais podem ser usados para fazer a decoração da superfície.

Foto: Reprodução/Pinterest
Terrários podem ser feitos em recipientes com formatos diferentes e até enfeitados com miniaturas

Por fim, basta borrifar um pouco de água nas folhas, pedras e nas paredes do terrário para tirar ciscos de terra e areia que possam ter se espalhado durante a montagem. Como espaço é essencial para que as mudas se desenvolvam, o indicado é não lotar o terrário e observar o crescimento das plantas. Com o tempo, é possível adicionar novas mudas conforme houver lugar.

Leia também: Banheiro com cara de spa é tendência para 2018; veja como transformar o seu

Onde colocar e como manter?

Esse pequeno ecossistema com suculentas pode ser colocado em qualquer lugar da casa, desde que ele seja bem iluminado. É aconselhável, portanto, colocá-lo próximo a janelas para que ele fique sempre em contato com a luz e o calor. As plantinhas devem ser regadas uma vez por semana e, segundo o guia, em horários de temperatura mais amena e luz mais fraca (como as manhãs) para evitar que as folhas fiquem manchadas.