Se você conhece a série “As Crônicas de Nárnia”, do escritor C. S. Lewis, já se pegou imaginando como seria entrar em um guarda-roupa e encontrar um mundo novo. E é exatamente isso que uma menina dos Estados Unidos conseguiu em seu quarto, com a ajuda da mãe, que é designer de interiores.
Leia também: Pais criam cama inspirada em "Star Wars" para filho
Claro que a menina não conseguiu uma passagem mágica em seu quarto para um universo com animais falantes – apesar que isso seria realmente incrível –, mas conseguiu, pelo menos, uma passagem especial para um cômodo só dela na casa e de mais ninguém.
A filha da designer Laura Medicus, de Denver, no Colorado, não tinha um closet, mas os pais, sim. O cômodo ficava bem na parede que dava para o quarto da menina, então eles resolveram fechar a entrada e abrir uma passagem para o quarto da jovem.
Leia também:
Home office pequenos e charmosos mostram que tamanho não é documento
Laura explica que a ideia de colocar um guarda-roupa na frente da entrada do closet foi mais uma brincadeira do que uma necessidade em si, mas a filha amou a ideia na mesma hora que ouviu a sugestão. Hoje, a menina usa o espaço para ler, conversar com amigos e até assistir vídeos. E claro, é lá que ficam suas roupas também, mas tudo muito organizado, mesmo não se tratando de um guarda-roupa ou closet convencionais.
No futuro, a designer sabe que a filha vai deixar de gostar do guarda-roupa especial e vai preferir um closet mais tradicional, mas ela já fez o cômodo pensando em uma forma que será fácil de retransformá-lo daqui alguns anos.
Como fazer
Se o quarto do seu filho tem ou terá um closet, tire a porta de entrada. Escolha o guarda-roupa especial –aqueles mais estruturados, com aparência de antigo, deixam o clima ainda mais mágico – e faça uma passagem no fundo. Depois, o posicione na frente da entrada do closet.
Leia também: Papel de parede – como e onde usar em casa
É muito importante se lembrar de prender bem o móvel na parede, para que ele não vire quando a criança subir e usá-lo como passagem secreta. Uma sugestão é criar uma decoração bem diferente da do quarto, para que o ambiente seja realmente tratado como um "mundo novo e único" pela criança.