É comum ver guindastes operando na construção de edifícios, mas você já viu um desses equipamentos servir de moradia? Pois em Amsterdã, na Holanda, um velho guindaste esconde um apartamento de três andares e dois quartos. A estrutura, que foi construída em 1957, fica na área portuária da cidade holandesa e, desde 2016, serve como uma moradia de aluguel para quem quiser ficar na exótica casinha alojada no guindaste.
Leia tudo sobre casa e decoração aqui!
Detalhes da casa
Você deve estar imaginando que não existe a menor possibilidade de um apartamento que fica dentro de um guindaste ser confortável, mas, a julgar pelas fotos, este é bastante belo e luxuoso. Com 40 metros quadrados e capaz de comportar quatro pessoas confortavelmente, o local é dividido entre três contêineres, sendo o primeiro considerado o “piso térreo”, com acesso via escadas. Nesse piso, há uma sala de estar, uma pequena cozinha e uma mini sala de jantar. No segundo andar, há um quarto e um banheiro, e, no terceiro, além do segundo banheiro da casa, é possível aproveitar uma vista incrível do rio IJ.
Leia também: Saiba como escolher as cores da casa com base nas sensações que elas passam
E não vá achando que, por haver pouco espaço disponível, o local não é arrumado. Apesar de o aspecto do exterior ser bastante simples e até passar despercebido por quem anda pela região, na parte de dentro dos contêineres há muita madeira – tanto nos pisos quanto nas paredes –, muitas superfícies feitas de aço (escolha que remete ao estilo industrial da área onde o guindaste fica situado) e algo que certamente ninguém espera encontrar em uma casa assim: um banheiro de azulejos com banheira e tudo.
Leia também: Projeto de casa feita com contêiners vai te dar vontade de morar no deserto
Além de ter uma decoração de bom gosto e ser totalmente equipado com móveis e eletrodomésticos, o apartamento-guindaste também conta com muitas janelas que proporcionam vistas interessantes tanto para o rio quanto para os restaurantes, as lojas e as galerias da área onde ele fica. O projeto foi desenvolvido pela Yays – serviço de locação de propriedades ao redor do mundo – em parceria com um estúdio de design e, de acordo com o CEO da empresa, a restauração e transformação do guindaste é uma forma de contribuir positivamente com a cidade de Amsterdã.