Com qual frequência você troca os lençóis de sua cama? Apesar de não parecer que a roupa de cama fica tão suja assim, deixá-las no colchão por muito tempo pode ter consequências assustadoras. E foi de forma impactante que a britânica Karen Aldridge descobriu isso.
Leia tudo sobre casa e decoração aqui!
Ao programa de televisão do Reino Unido “This Morning” exibido no dia 21 deste mês, Karen contou que tem o hábito de trocar os lençóis da cama apenas uma vez a cada quatro semanas. Junto da apresentadora do programa, Alice Beer, o especialista da Rentokil (empresa de dedetização) Luke Rutterford utilizou um aspirador poderoso para remover a sujeira presente no colchão, e o resultado deixou Karen chocada.
Leia também: Edredom “inteligente” regula temperatura para cada um dos lados
Após a limpeza, o conteúdo retirado do colchão foi exibido: um líquido escuro, esverdeado e viscoso fez com que Karen ficasse enojada em pensar que dormia sobre aquela quantidade de sujeira. E o horror não para por aí: segundo a britânica, o colchão em questão é utilizado por ela e pelo marido há três anos, mas o colchão de Joey, seu filho, já está em uso há doze, e a frequência com a qual os lençóis dele são trocados é a mesma, uma vez ao mês.
De acordo com Rutterford, o líquido nojento extraído do colchão é composto basicamente por bactéria e células da pele mortas. Ele afirma que um dos principais problemas em não trocar as roupas de cama com frequência é o aumento no acúmulo de ácaro. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há limpeza que elimine 100% desses bichinhos, mas, quanto maior é o intervalo entre a troca de lençóis, fronhas e cobertores, mais eles se acumulam dentro do colchão.
Leia também: Casa dobrável chama a atenção e pode ser levada para qualquer lugar
Como as camas devem ser limpas?
De acordo com o especialista, além de trocar a roupa de cama com frequência, há ainda outras formas de manter tudo o mais limpo possível. Ele afirma que é importante aspirar o colchão regularmente, ter certeza de que ele toma bastante ar (deixar o colchão sem lençóis e abrir as janelas do quarto pode ser uma saída) e lavar os lençóis com água quente .