Manter a organização da casa de maneira que tudo não volte a ser uma bagunça generalizadaem pouquíssimo tempo pode ser um baita desafio, especialmente quando se tem crianças ou guarda-roupas muito cheios. As roupas guardadas dobradas em gavetas, por exemplo, facilmente se tornam um emaranhado de peças totalmente desarrumado.
Leia tudo sobre casa e decoração aqui!
Pensando nisso, o Pinterest – rede social que reúne bilhões ideias de organização , decoração, moda e beleza – reuniu as seis dicas de arrumação e armazenamento de objetos mais populares entre os usuários do site. Se você já se cansou de perder bonés, óculos, roupas íntimas e quer manter roupas e acessórios organizados por mais tempo, confira estas táticas e comece a arrumação!
1. Mantenha as roupas de baixo separadinhas
Suas gavetas de calcinhas, sutiãs, meias ou cuecas são um caos total? Para facilitar a organização desse tipo de roupas e evitar que elas se misturem em pouquíssimo tempo, é uma boa ideia comprar ou até mesmo criar o próprio separador para roupas. Eles vêm em diversas formas, tamanhos e cores, mas, em geral, são como “grades” que criam pequenos compartimentos nas gavetas para que cada peça tenha seu próprio espacinho e não se misture com as outras.
Utilizar caixas compridas (como as de sapato), sem as tampas e enfileiradas dentro das gavetas, também é uma boa forma de organizar peças que não podem ser dobradas ou amassadas, como sutiãs, ou até separá-las por cor e modelo.
2. Guarda-roupa em categorias
Por algum tempo, é até fácil manter camisetas de manga curta, comprida, regatas e outras variações em pilhas separadas dentro de uma mesma gaveta ou em cima de uma prateleira, mas basta chegar um dia mais corrido para que as peças sejam desarrumadas durante a pressa para escolher uma roupa e fiquem jogadas ali por tempo indeterminado.
Quantas vezes você já fez uma bagunça enorme tentando achar um short no meio de várias calças ou uma camiseta específica no meio de mil e uma peças? Para acabar com esse tipo de situação, basta organizar as roupas por categorias dentro de caixas etiquetadas. Dessa forma, você sabe exatamente onde deve procurar cada tipo de peça e, de quebra, fica mais fácil de reorganizar possíveis bagunças.
Aqui, é importante lembrar que tanto em caixas quanto em gavetas, não se deve empilhar as peças de roupas, já que isso faz com que você precise levantar cada uma delas para pegar o que está embaixo. Para manter a organização bem feita por mais tempo, o ideal é dobrar todas as peças do mesmo tamanho e enfileirá-las uma na frente da outra, como mostra a imagem acima.
Leia também: Veja dicas de como reorganizar o guarda-roupa para o inverno
3. Pendure as calças
Guardar calças dobradas em prateleiras ou até penduradas em calceiros pode favorecer a desorganização. Para evitar isso, você pode pendurá-las pelos passadores traseiros em ganchos para guarda-roupa (aqueles que têm formato de “S”).
Guardá-las assim é mais fácil do que pendurá-las uma a uma em cabides e, se você tiver um closet espaçoso, pode organizá-las melhor e até utilizar pregadores, como na foto da direita.
4. Escolha as roupas antecipadamente
Se você tem dificuldades em acordar cedo e montar um look decente ou não quer gastar um tempinho à noite todos os dias para separar quais roupas vai usar no dia seguinte, esta dica vem com seu nome.
Coloque um rótulo para cada dia da semana nos cabides ou no próprio cabideiro (como na foto) e, no fim de semana, pendure um conjunto em cada um deles. Dessa forma, você não bagunça o guarda-roupa antes de dormir ou logo pela manhã. É claro que há a possibilidade de rolar uma virada de tempo durante a semana e você precisar mudar as roupas escolhidas de última hora, mas ter tudo encaminhado já poupa um tempo precioso.
5. Argolas de cortina de banheiro
Sabe aquelas argolinhas que servem para pendurar cortinas no banheiro? Elas podem ser ótimas ajudantes na hora de organizar roupas e acessórios, como bonés e regatas.
É simples: você coloca as argolinhas em um cabide, em uma vara própria para pendurar cortinas ou em um suporte para toalhas preso à parede e coloca cada peça em um deles como se fossem chaveiros, fazendo com que muitos cabides sejam poupados e que nada se amasse. Essa técnica também é útil para pendurar cachecóis, echarpes e lenços.
Leia também: Veja dicas de como refazer a decoração de um imóvel alugado
6. Sem deixar os óculos jogados
Você é aquele tipo de pessoa que tem uma coleção imensa de óculos de sol, mas deixa cada par em uma caixinha, acaba empilhando todas elas e nunca acha os que quer usar a tempo? Então essa ideia é para você: pendure-os!
Basta usar cabides ou prender arames de um lado a outro de uma moldura à sua escolha, colocar os óculos ali e pendurar o conjunto todo na parede. Além de ser uma ótima estratégia de organização para os acessórios - já que eles ficam seguros, sem riscos de arranhões -, esses displays ainda se tornam parte da decoração do ambiente em que estão. A dica da moldura também serve para organizar brincos e outros tipos de bijuterias em geral, basta prendê-las ou pendurá-las nos arames, da mesma forma que os óculos.