Saiba como guardar os enfeites de Natal de forma prática

Depois de decorar a casa para o Natal, é hora de retirar e guardar os enfeites. Veja dicas de uma organizadora profissional para facilitar a tarefa

Os enfeites de Natal são usados apenas uma vez por ano, por cerca de um mês, e depois acabam ficando guardados e ocupando espaço durante o ano todo, até serem utilizados novamente.

Casa: saiba tudo sobre decoração

No dia 6 de janeiro, dia de Reis, entre as muitas tradições, declarou-se que é o momento de retirar os enfeites de Natal que estavam decorando a casa até então e, portanto, é hora de guardá-los. Você sabe como fazer isso para que tudo resista até o próximo Natal?

Depois de cerca de um mês com a casa decorada, é hora de guardar os enfeites de Natal
Foto: Pinterest
Depois de cerca de um mês com a casa decorada, é hora de guardar os enfeites de Natal

O site americano “My Domaine” consultou a organizadora profissional Shira Gill, que dá algumas dicas de para facilitar o processo de organização.

1. Jogue algumas coisas fora

Preste atenção aos enfeites que estão em excesso ou estragados e já os jogue fora. Dessa maneira, você já economiza espaço nos armários.

Se você tem coisas que funcionam, mas que você não usa ou não gosta, a sugestão de Shira é doá-las

2. Reduza as embalagens

As árvores, guirlandas e bolas de natal costumam vir embaladas em grandes caixas que ocupam muitos espaços nos armários. É possível, e vantajoso, reduzir as embalagens, pois além de economizar espaço, isso ainda auxilia na organização.

Shira dá algumas dicas: “Você pode enrolar o pisca-pisca em um pedaço de papelão, para evitar que ele embarace, e proteger itens frágeis envolvendo-os em plástico bolha”. Se você tem itens pequenos, a organizadora sugere mantê-los em um pequeno estojo ou necessaire.

Como fazer a decoração de Natal de sua casa gastando pouco

3. Separe os enfeites

Outra sugestão imprescindível para a organização dos enfeites é separá-los por tipo. Guarde em embalagens ou locais diferentes os enfeites da árvore, os da casa em geral e os para colocar em cima das mesas. Se possível, indique por escrito onde está cada coisa, isso te poupará muito mais tempo no fim do ano.

4. Reaproveite embalagens de presente

No mesmo local em que você armazena os itens de decoração, separe um espaço para guardar embalagens de presente que você ganhou. Sacos e fitas bonitas podem ser reaproveitados para embalar os presentes do ano seguinte. Eles ocupam pouco espaço e te ajudam a gastar menos para o próximo Natal.

5. Use itens naturais

Veja 35 árvores de Natal para se inspirar

Se, mesmo com essas dicas, guardar os enfeites de Natal foi muito trabalhoso, uma ideia para não ter mais que fazer isso e deixar a decoração natalina ainda mais bela, é usar guirlandas e festões de itens naturais. Você não precisa guardar nada, já que tudo será renovado a cada ano.