Tamanho do texto

Ter um lugar para estacionar e alguém para cuidar das crianças são alguns detalhes que facilitam o processo de mudança; veja mais dicas

Fazer mudança é um dos maiores pesadelos de muitas pessoas. Uma pesquisa britânica concluiu que, para 61% dos entrevistados, mudar-se é mais estressante do que se divorciar. Não à toa: é preciso tirar seus pertences dos armários, empacotar tudo, contratar empresa ou contar com amigos para transportar as coisas mais pesadas  – como móveis e eletrodomésticos – para o novo local e, quando chega na nova casa , ainda precisa desempacotar tudo.

Móveis para economizar espaço em casa

Vai mudar para uma casa nova? Veja dicas para que a mudança não seja um pesadelo
Creative Commons/Photopin
Vai mudar para uma casa nova? Veja dicas para que a mudança não seja um pesadelo

Além de toda a dificuldade do transporte e manejo com os móveis e pertences, existem outros percalços com os quais nem sempre nos preocupamos no dia da mudança . Como todo mundo provavelmente irá se mudar de casa ao menos uma vez na vida, aí vão algumas dicas. O site americano "My Domaine" conversou com Manuela Irwin, uma especialista em mudanças e autora do livro “Relocating Without Breaking A Sweat”, ou “Mudar-se sem muito esforço”, em tradução livre para o português, para montar uma lista com orientações:

Decoração criativa e sustentável: veja ideias de móveis de paletes para sua casa

Não se mude no verão

A primeira dica de Manuela é pensar no período em que você vai se mudar. Especialmente se for contratar uma empresa de mudança, evite os meses de dezembro e janeiro. Por serem meses de verão e férias escolares, muitas pessoas fazem mudanças neste período. A especialista ainda indica mudar-se em épocas mais tranquilas.

Lembre-se das tarefas administrativas

Infelizmente a mudança não se limita em empacotar e desempacotar seus pertences. Existem também as pendências administrativas, como mudar o endereço de suas correspondências, cancelar serviços de televisão a cabo e telefone , entre outros. Manuela recomenda que estas tarefas sejam resolvidas com antecedência, para não ter mais estas preocupações no dia de mudar-se.

Reserve um local para estacionar

Se você mesmo for realizar a mudança ou mesmo se for contratar uma empresa para fazer esse trabalho, é importante que tenha um lugar para estacionar o caminhão ou seu carro. Para isso, tente deixar seu carro ou de algum conhecido parado em uma vaga no local um dia antes para ter certeza que o lugar estará reservado quando precisar dele.

Tenha alguém para ficar com as crianças

Para facilitar o trabalho no dia da mudança, é preciso que crianças estejam longe da casa. Manuela sugere contratar alguém, ou mesmo falar com um colega ou parente se eles podem ficar com os pequenos. Se tiver animais, eles também precisam ser realocados para que você possa focar em sua única tarefa, e não ter ninguém e nada para te atrapalhar.

Como reconhecer uma boa babá?

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.