Tamanho do texto

Para evitar uma casa bagunçada e minimizar os desafios de morar sozinho, incorporar alguns hábitos à rotina é crucial. Veja dicas

Morar sozinho traz muitos desafios e um dos maiores é ser responsável por cuidar da casa toda, sem ajuda.  Algumas tarefas são novas e confundem a qualquer um nos primeiros meses desta nova experiência, mas alguns hábitos simples podem ajudar na empreitada. O site americano "My Domaine" conversou com a organizadora profissional Tova Weinstock e ela ensinou alguns truques que, se incorporados à rotina, podem facilitar a vida de quem mora sozinho. Veja só:

Para sua casa não ficar uma bagunça, fique atento a algumas dicas antes de morar sozinho
Thinkstock/Getty Images
Para sua casa não ficar uma bagunça, fique atento a algumas dicas antes de morar sozinho


Arrume sua cama

Esse é um dos primeiros passos da arrumação da casa , e por estar dentro do próprio quarto, pode ser começado antes mesmo de morar sozinho . É a primeira coisa que deve ser feita para dar a seu quarto a aparência de organizado . Tova ainda lembra que pesquisas mostram que arrumar a cama de manhã está relacionado com mais produtividade e felicidade, no geral.

Aproveite todos os espaços

Provavelmente ao ir morar sozinho pela primeira vez, sua residência deve ser pequena. Por isso, aproveite bem cada pequeno espaço. A organizadora profissional diz que está liberado guardar malas de viagem, ou aquele grande casaco que você usa poucas vezes no ano, embaixo da cama. Outro espaço frequentemente desperdiçado é a região atrás das portas. Tova afirma que esse é um espaço ideal para pendurar bolsas, lenços e cintos em ganchos instalados na parede.

+  20 truques para organizar a vida em espaços pequenos

Tenha um lugar reservado para suas chaves

A partir do momento em que somos os únicos responsáveis pela chaves de casa, é muito comum perdê-las. Para que isso não aconteça e você não fique horas procurando as chaves antes de sair, reserve um lugar para colocá-las assim que chegar em casa. Pode ser no clássico gancho atrás da porta, ou até um pequeno recipiente em cima da mesa, mas mantenha-as sempre no mesmo local para evitar perdas e desperdício de tempo.

Organize suas roupas logo depois de tirá-las

“Quando você tira suas roupas, pense em três opções: colocar para lavar, pendurar ou dobrar. Faça uma destas opções o quanto antes para que ela não tenha a chance de ir parar no chão e criar uma montanha de roupas em seu quarto”, indica Tova. 

Esvazie os bolsos

Antes de colocar as roupas para lavar ou até guardar um casaco de volta no armário, esvazie os bolsos. Crie o hábito de conferir os bolsos no fim do dia, quando tirar sua roupa. Assim você evita que papéis importantes e até mesmo dinheiro sejam destruídos pela máquina de lavar.

Tenha uma lista de tarefas e respeite-a

Esse é um hábito que pode ser trazido do trabalho para deixar arrumação da casa mais fácil. Você vai sempre ter muitas coisas para fazer e, em meio a tantas outras categorias de obrigação, os afazeres da casa podem ser facilmente esquecidos. As listas vão te ajudar a manter a casa organizada.

Sua lista de tarefas é eficaz?

Organize suas coleções

Aproveite a mudança para a nova casa e selecione entre seus itens de valor sentimental ou de coleções quais realmente valem ser guardados, recomenda a organizadora profissional. Depois, ela sugere que organize todos em um caixa de plástico e divida-os por tipo, para mantê-los sempre arrumadinhos.

Evite pilhas de papel

Ao chegar uma correspondência em casa, decida o quanto antes qual vai ser o destino dela: vai para o lixo ou será importante? Se for a primeira opção, descarte-o, se vai precisar para depois, arquive o papel em um lugar seguro para não ficar procurando mais tarde.

Fique atento à despensa

Ao morar sozinho, é você mesmo quem faz suas compras, é necessário saber exatamente a quantidade de leite ou papel higiênico que você tem em seu armário para não ficar em apuros. “Se alguma coisa está acabando, anote e reponha o mais breve que puder”, recomenda Tova.


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.