Tamanho do texto

Das compras no mercado à organização do dia-a-dia: veja o que fazer para facilitar a experiência de morar sozinha

Sair da casa dos pais e ir morar sozinha é sempre um desafio. Tudo é novidade: lidar com as obrigações diárias e ainda cuidar da organização da casa parece ser a jornada mais difícil do mundo.

Mas existem alguns truques para deixar essa experiência mais fácil. Conversamos com Sueli Rutkowski, autora do livro "Novas Dicas Incríveis - truques e segredos para administrar sua casa com eficiência", que contou algumas dicas valiosas para essa situação, veja abaixo:

Veja como manter tudo organizado quando for morar sozinha
Divulgação/InstrucTables
Veja como manter tudo organizado quando for morar sozinha

1– Pense o que você precisa para o seu dia-a-dia
Quando decidir morar sozinha, antes de mobiliar o lugar e de fato se mudar, Sueli orienta que a pessoa reflita sobre o cotidiano para saber do que vai precisar em casa.

“Se você vai fazer as refeições em casa, precisa ter louça, fogão micro-ondas, geladeira. Se você vai lavar as roupas em casa, precisa ter um cantinho de lavanderia”, explica a autora, que recomenda o mesmo exercício de reflexão para todas as áreas da rotina, e, assim, definir se precisa de uma área específica para trabalhar ou estudar, por exemplo. Veja qual será a função de cada espaço e o que ele precisa para ser confortável e apropriado para a função dele.

2 – Só tenha o que cabe em seu espaço
Com cada vez mais apartamentos pequenos, economizar espaços é a regra. Para manter as coisas organizadas, Sueli diz que o segredo é ter a quantidade de coisas que caibam, com folga, nos armários: de roupas a louças. Se você tiver mais do que o necessário, as coisas não vão caber nos devidos lugares e então a bagunça começa a se instalar no ambiente.

3 – Não deixe as tarefas para depois
“Quem mora sozinha, não pode deixar nada bagunçado, porque é você que vai ter que fazer depois”, lembra Sueli. Por isso ela sugere determinar um tempo durante o dia – pode ser antes de dormir ou de sair para trabalhar –  para guardar, limpar e arrumar tudo o que foi usado durante o dia.

“Com tudo guardado, a casa tem cara de limpa e arrumada. Mas se a casa estiver limpa e com tudo fora do lugar, parece bagunçada”, diz a autora.

4 – Vá ao mercado semanalmente
Fazer as compras ao menos uma vez por semana só traz vantagens: “Vá ao supermercado semanalmente, porque senão compra coisas a mais - o que é desnecessário - e o espaço para acomodar as compras às vezes não é tão grande”, explica Sueli, que ainda cita a vantagem de não carregar tanto peso na volta para casa, já que está sozinha.

5 – Faça compras inteligentes para o seu conforto
Para a autora, é importante pensar na praticidade na hora de fazer as compras, principalmente se mora sozinha. Com relação a produtos de limpeza, a primeira recomendação dela é comprar produtos de qualidade, pois assim será preciso menos quantidade para obter o bom resultado.

Ela também sugere usar produtos descartáveis, como papel toalha ou paninhos descartáveis: “É um pouco mais caro mas é mais prático, não precisa lavar o pano depois. Em dez minutos você vai embora e fica tudo em ordem”, conta.

    Leia tudo sobre: casa

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.