Tamanho do texto

Personal organizer pós-luto pode aliviar a dor de quem perdeu alguém e não consegue mexer nos pertences do falecido

Quem já passou pela experiência de perder alguém próximo sabe que a dor do luto pode aumentar ainda mais quando chega o momento de organizar os pertences de quem faleceu, principalmente se for um parente como mãe, filho, marido ou mulher.

Lidar com os objetos do falecido em momento de luto pode ser difícil para algumas pessoas
Thinkstock/Getty Images
Lidar com os objetos do falecido em momento de luto pode ser difícil para algumas pessoas

Personal pós-luto

Entrar no quarto, mexer nas roupas, abrir gavetas - o que parece ser simples para uns, é praticamente impossível para outros. Pensando em ajudar pessoas que têm essa dificuldade, a YRU Organizer, empresa de organização doméstica, criou o serviço de personal organizer pós-luto.

+ “É delicado perder um filho. Envolve gratidão e aprendizado”, conta escritora

Ajuda para doar pertences do parente

Segundo a personal organizer Juliana Faria, o serviço consiste em ajudar a pessoa no processo de avaliação sobre o que vai ser guardado e o que vai ser descartado, organizando todos os itens e encaminhando para a doação o que não for mantido.

Momento delicado

"É um momento muito delicado e complicado de lidar com a perda. Por conta disso, existe uma certa dificuldade das pessoas em desapegar das coisas pertencentes ao falecido", conta a personal organizer. "Muitos deixam as coisas intactas para não ter de enfrentar esse momento doloroso de se desvincular dos itens."

A partir de R$ 950

O serviço, que custa em média R$ 950 pela diária, tem duração de cerca de três dias, em que dois profissionais vão até a casa da pessoa e dão conselhos sobre quais objetos devem ser guardados e quais podem ser descartados - tudo isso com a autorização de quem sofreu a perda.

Mãe inclui imagem de filho morto em foto de casamento e causa comoção nas redes
Brandy Angel



    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.