Tamanho do texto

Flores e adereços deixam os bichos fofos, mas eles também precisam de para os dias de folia; veja dicas de veterinária

O carnaval é uma das datas mais esperadas por quem gosta de festa, música e folia. E como os pets já fazem parte da família, muitas pessoas aproveitam a época para fantasiar e levar seus animais para a folia. Que eles ficam muito fofos com adereços, ninguém duvida, mas também é preciso alguns cuidados especiais com os bichos.

Muitos donos gostam de fantasiar seus pets e levá-los para a folia
Reprodução
Muitos donos gostam de fantasiar seus pets e levá-los para a folia

"Fique atento ao comportamento do animal. Geralmente, cães não se sentem confortáveis em ambientes com muitas pessoas e música alta. Qualquer alteração no comportamento, como agressividade ou medo, aumentam os riscos de fuga, atropelamento e acidente", alerta a veterinária Andressa Felisbino.

Tudo pode ser engolido

"Outro problema muito frequente nesta época é a intoxicação por alimentos impróprios ou por ingestão de bitucas de cigarro, confetes e até botões e peças de fantasias. É fundamental o uso da coleira e do bom senso para saber o momento certo de encerrar a atividade", completa a médica.

Cuidado com o calor

Por causa do calor, os animais devem estar sempre bem hidratados e protegidos do sol. "É fundamental levar um potinho e uma garrafinha com água fresca. Além disso, é sempre bom lembrar de passar o filtro solar, principalmente, no focinho e orelhas", explica Andressa.

Teste a fantasia

Para garantir o conforto do animal, é bom testar a fantasia. "Verifique se o tamanho da roupa está certo. O ideal é que fique um espaço de pelo menos três dedos entre a roupa e a pele do animal. Procure vestir o bichinho alguns dias antes da folia, assim, ele já vai se acostumando e você conseguirá perceber se ele se sente à vontade ou não", orienta a veterinária. "Além disso, tome cuidado com o tipo de tecido. Os cães têm mais dificuldades em transpirar, o que pode comprometer a diversão bichinho", completa.

Depois de todos os cuidados tomados, veja a galeria de cães fantasiados, inspire-se e bom Carnaval com o seu pet.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.