Tamanho do texto

O centro veterinário Vet Quality dá dicas sobre o que levar na mala do animal de estimação, meios de transporte e documentos necessários para uma viagem tranquila

As férias estão aí e muitas pessoas aproveitam esse período para sair da rotina e viajar. Os preparativos são muito e quem vai levar o animal de estimação junto acaba tendo trabalho dobrado. 

Viajar com animais nas férias pode ser uma dor de cabeça
Reprodução
Viajar com animais nas férias pode ser uma dor de cabeça

Qual transporte escolher? O que levar na mala do animal? Preciso de algum documento? Essas são dúvidas frequentes de donos de cães e gatos antes de levar os pets para uma viagem. Os profissionais do centro veterinário Vet Quality dão dicas que podem acabar com essas dúvidas. Confira. 

Lista dos itens para colocar na mala

via GIPHY

-  coleira e guia; 
-  ração em quantidade adequada para período da viagem; 
- potes para água e comida;
- shampoo de costume e toalha; 
- cama e brinquedos e 
- medicamentos de uso contínuo e para emergências. 

Medidas para prevenir doenças

Para viajar com os animais são necessárias algumas prevenções médicas
Reprodução
Para viajar com os animais são necessárias algumas prevenções médicas

-  o animal deve estar com vacinação e vermifugação atualizadas;
-  viagens para litoral exigem prevenção contra dirofilariose, conhecida também como o verme do coração;
-  viagens para localidade rural exigem prevenção contra pulgas e carrapatos, além de cuidados com berne e picadas de insetos que podem ocasionar reações alérgicas.

Escolha do transporte

A escolha do meio de transporte mais adequado depende da distância que irá ser percorrida. Viagens longas de carro causam maior estresse ao animal, portanto, dê preferência pelo transporte aéreo.

De carro

via GIPHY

Se optou pelo carro, lembre-se das seguintes dicas:

-  o animal deve ser transportado no banco traseiro utilizando cinto de segurança especial ou caixa de transporte adequada;
-  o ambiente dentro do automóvel deve estar fresco. O excesso de calor pode causar danos irreversíveis à saúde do animal;
-  em caso de viagens longas, parar a cada 2 horas para oferecer água e passear com o animal.

De avião

As regras para os pets viajarem de avião são mais rigorosas
Reprodução
As regras para os pets viajarem de avião são mais rigorosas


Transporte aéreo também exige cuidados. Veja quais:

-  atentar-se às regras de cada companhia aérea quanto ao tipo e tamanho de caixa de transporte, necessidade de sedação do animal, reserva da viagem e documentação para embarque. Também lembre-se que o número de animais por voo é limitado;
-  algumas companhias permitem a viagem do animal na cabine junto com seu dono ao em vez de ir no bagageiro. Informe-se antes de comprar a passagem.

Documentações necessárias (carro e avião)

A lista de documentação para viagem com animais é extensa
Reprodução
A lista de documentação para viagem com animais é extensa

Para viagens nacionais: 

-  certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de 4 meses de idade contendo o nome do laboratório produtor, lote e validade da vacina. A vacina deve ser aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano da data da viagem;

-
Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.

Para viagens internacionais: 

-  certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Agende com antecedência uma consulta para realização dos procedimentos necessários para emissão do documento, já que o prazo para emissão pode passar de 30 dias úteis.

-  mesmo atestado de saúde para viagens nacionais emitido por um médico veterinário.

-  carteira de vacinação atualizada.

-  documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data da aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável.

-  alguns países exigem exames e documentos específicos, além de realizarem quarentena na chegada do animal. É importante se informar antes de agendar a viagem.

Tudo preparado? Então boa viagem!

via GIPHY



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.