Tamanho do texto

De acordo com pesquisa da Academia Chinesa de Ciências, os cães surgiram há 33 mil anos no sudeste da Ásia

O local de origem dos cães, a data que eles começaram a ser domesticados e a forma como eles se espalharam pelo mundo ainda é um assunto de muitas controversas dentro da comunidade científica. No entanto, muitas pesquisas têm sido feitas para descobrir de onde vem esses animais que são tão especiais no convívio humano.

Hoje em dia os cães são uma das espécies mais próximas do homem
Pinterest/Susan Sinsheimer
Hoje em dia os cães são uma das espécies mais próximas do homem

Nesta terça-feira (15), a revista científica "Cell Research" publicou um estudo genético feito pela Academia Chinesa de Ciências, com liderança de Ya-Ping Zhang, que revela a origem e a história de migração dos cães domésticos pelo mundo. 

As análises dos genomas de 12 espécies de lobo, 27 de cães primitivos da Ásia e da África e outras 19 raças espalhadas pelo mundo revelaram que há 33 mil anos, no sudeste da Ásia, os cães se diferenciaram dos lobos. Cerca de 15 mil anos atrás, alguns desses cães migraram para o Oriente Médio e para a África.

Os cães domésticos surgiram no sudeste da Ásia e se espalharam pelo mundo
Reprodução/Link Animal
Os cães domésticos surgiram no sudeste da Ásia e se espalharam pelo mundo

Os cientistas acreditam que quando chegaram na Europa, há 10 mil anos, os animais já haviam sido domesticados e fizeram a migração com a ajuda de humanos. Nessa mesma época, as espécies que foram para o Oriente Médio alcaçaram a Ásia, e da Ásia foram para o Alasca e então se espalharam pelas Américas.

A partir daí os cruzamentos entre espécies, adaptações e diferenciações aproximaram os cães dos humanos e fizeram com que, hoje em dia, essa seja o animal conhecido como o "melhor amigo do homem". 

via GIPHY



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.