Tamanho do texto

Aprenda a fazer novos delineados, ou cuide bem da sua pele para poder sair de casa com ela ao natural. Semana de moda de Paris propõe novos jeitos de se maquiar - ou não.

Com o fim da semana de moda de Paris, termina também a sequência de desfiles que forma a temporada primavera verão internacional. No começo de setembro aconteceu a semana de moda de Nova York, seguida por Londres, Milão e, finalmente, Paris. 

Depois de ver todos os desfiles, dá para ver com mais clareza o que vai ser tendência quando o assunto é beleza. Maquiagens, penteados e unhas saem de lá direto para as ruas - já que, ao contrário das roupas, ninguém precisa esperar os produtos chegarem às lojas. 


VEJA TAMBÉM O QUE ROLOU NA SEMANA DE MODA DE NOVA YORK


Sombra lavadinha
Sabe aquelas cores de sombra que parecem fumaça? Cinza, lilás, azul clarinho... pode resgatar todas, porque elas marcaram presença em vários desfiles. Bem esfumadinhas, nas pálpebras superior e inferior, elas dão um toque de cor sutil na maquiagem. Bom para usar durante o dia já que é colorido, mas não choca ninguém. 


Ao natural
Para alegria das mulheres que não gostam de parecer maquiadas, em vários backstages usou-se mais cremes e tratamentos de beleza do que maquiagem. E isso é fundamental: se você quer aderir à moda do "look nada", é bom cuidar muito bem da pele, tanto no dia a dia, quanto antes de sair de casa. Pele limpa e muito bem hidratada é o básico! Invista em cremes que prometem deixar a pele mais iluminada e uniforme. Se a sua pele é oleosa, cuidado redobrado - use produtos com toque seco e não saia de casa sem lencinhos matificantes. 

Vale ouro
O dourado voltou à cena, e combina bem com as peles mais bronzeadas. De forma teatral, como nas sobrancelhas do desfile da Dior, ou de um jeito mais fácil, como na passarela de Fátima Lopes, a mais rica das cores sofistica o look. Para ir além da sombrinha dourada que existe em todo kit básico de maquiagem, invista em pigmentos deste tom - com a cor mais concentrada fica fácil fazer uma maquiagem impactante. 

Loucuras
Desfile é show, espetáculo, e por isso é normal que algumas maquiagens sejam loucuras. Calma: ninguém vai para festa nenhuma com máscaras de paetê como as que foram mostradas no desfile de Givenchy (quem sabe ao Halloween?), mas dá para reinterpretar - as combinações de cores das máscaras, por exemplo, são lindas. Bem como as pinceladas certeiras da maquiagem do desfile de Chanel. Não tente fazer igual em casa, porque o resultado não vai ser tão bacana, mas experimente maquiar o olho com um bloco de cor, sólido - vai ficar moderno e ousado.

Delineador diferente
Sabe o delineador gatinho? Pois é, esqueça. O delineado desta temporada é muito mais gráfico, faz ângulos ousados, ou então delineia o olho todinho, em cima e embaixo. Outras possibilidades para sair do básico "puxadinho" é ousar na cor, como no desfile de Kenzo, em que a cor preta foi substituida pela branca. Na passarela de Anthony Vaccarello os maquiadores aplicaram glitter por cima do traçado, para dar um charme diferente ao delineador.

Leia também
Esqueça a maquiagem perfeitinha - um pouco de bagunça é tendência
Passo a passo de maquiagem: use o glitter do jeito certo
Máscara de cílios para um olhar cheio de poder