Tamanho do texto

Não fique com cara de quem se maquiou com o kit de maquiagem infantil, nem com aparência de carnaval: aprenda a usar o glitter a seu favor para um look sofisticado

Já faz tempo que o glitter na maquiagem deixou de ser exclusivo do carnaval e virou item básico de quem curte boas festas. Mas não basta se jogar na purpurina para o visual ficar bacana. Para saber como usar o brilho de modo sofisticado, confira as dicas da maquiadora Renata Rubiniak.


Uma das coisas fundamentais para quem quer fazer uma bela maquiagem com glitter é ter paciência e seguir todas as etapas. Prefira fazer os olhos antes da pele, pois a quantidade de resíduos que caem durante o processo é considerável.

Antes de começar a produção, é importante saber que glitter não é tudo igual. “Para mulheres, o ideal é uma sombra com partículas brilhantes”, recomenda Renata, “pois o glitter solto deixa um ar infantil”.

A cor do brilho também influencia no resultado final: “tons mais sóbrios, como vinhos, azuis escuros e rosas-chá ficam mais refinados que cores berrantes e holográficas”, recomenda Renata. Para o passo a passo, foi escolhida uma sombra champanhe rosada com partículas de glitter no mesmo tom.

Agora que as cores já foram separadas, começa a montação. Primeiro, cria-se uma base para evidenciar o brilho e dar profundidade à maquiagem. Para isso, basta aplicar uma sombra preta em toda a pálpebra móvel, esfumando no côncavo. É importante que a cor fique bem uniforme, por isso é bacana usar um primer antes da sombra.

Com o olhos já escurecidos, é hora de aplicar um fixador de sombra. Este produto, que existe no catálogo de várias marcas, é especial para produtos em pó e funciona como uma cola. Para aplicá-lo, use a ponta dos dedos e dê batidas em cima da sombra preta. Atenção: não esfregue o produto, pois isso vai borrar toda a sombra e deixar um aspecto desleixado.

Depois de preencher toda a pálpebra com o fixador, é o momento de brilhar. Utilize um pincel de cerdas firmes para pegar a sombra escolhida, retirando o excesso de produto com leves batidas no dorso da mão. Para aplicar o produto, pressione o pincel contra a pálpebra. Se você esfregar, vai espalhar as partículas de glitter por todo o rosto e o efeito do brilho será menor.

Assim que você estiver satisfeita com a quantidade do brilho e com a uniformidade da cor, passe para o delineador. O traçado rente aos cílios é fundamental para definir o contorno dos olhos e dar um quê de sofisticação à maquiagem. Para completar, basta aplicar a sua máscara de cílios preferida. Pronto, seus olhos já estão brilhando como diamantes! Mas a maquiagem não acabou.

Para retirar as inevitáveis partículas que caem durante a maquiagem, Renata dá uma dica infalível: “enrole um pedaço de fita crepe no dedo médio e no indicador, com a parte adesiva para fora, e vá recolhendo o excesso de glitter que caiu no rosto”. Quando terminar, faça a pele como sempre, com cuidado para não borrar os olhos.

Agradecimentos
Maquiagem - Renata Rubiniak
Modelo - Scheila Lima
Styling - Diego Romero


    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.