Tamanho do texto

A maquiagem com aparência natural está em alta no tapete vermelho e nas passarelas, e nunca sai de moda. Aprenda passo a passo a valorizar os pontos fortes sem exagero

Toda mulher passa por situações que pedem um visual bonito, mas sem exageros. Pode ser uma entrevista de emprego, uma solenidade ou até o primeiro almoço na casa da sogra. Nesses momentos é fundamental deixar uma boa primeira impressão. Por isso é importante saber fazer uma maquiagem simples, mas refinada, que realce a beleza natural.

Para ensinar passo a passo a fazer a maquiagem natural, o Delas convidou a maquiadora Renata Rubiniak. Veja as fotos e não deixe de ler as dicas de Renata, depois da galeria.


Para começar, a pele deve estar bem limpa e hidratada. Depois disso, Renata indica aplicar um primer, com um pincel chato, para segurar a oleosidade da pele e uniformizar a textura da cútis. Em seguida, também com o pincel tipo língua de gato, Renata espalha uma base de boa cobertura.

Depois do produto ser aplicado em todo o rosto - incluindo as pálpebras - e pescoço, é uma boa ideia passar um pincel duo fiber seco. "Esse pincel ajuda a espalhar a base por igual e a dar um efeito polido à pele", explica Renata.

O corretivo deve ser usado com parcimônia e só se for necessário, em olheiras e manchas. Sardas e pintinhas à mostra deixam o look mais natural. Para fixar a maquiagem, aplique um pó translúcido no rosto, principalmente na zona T - testa, nariz e queixo -, que é naturalmente mais oleosa.

Já os olhos não devem ser coloridos ou dramáticos. Na pálpebra móvel, Renata aplica uma sobra marfim fosca e marca o côncavo com um marrom neutro. Finalize com uma máscara de cílios para destacar o olhar.

O blush deve ser de cor sóbria e natural, para dar um leve ar de saúde. Um bronzer é uma boa opção, pois ajuda a definir o contorno do rosto. O acabamento fosco, ou matte, é o ideal para esse look, pois "é natural e discreto", ressalta Renata.

A única cintilância benvinda é um iluminador iridescente, sem partículas de glitter, que deve ser aplicado nas maçãs do rosto, nas têmporas, no canto interno dos olhos e na ponte do nariz. Com isso, o rosto fica com um viço saudável.

A diferença entre uma maquiagem desleixada e uma refinada está nos detalhes, mesmo que seja um look simples. Por isso, finalize com a demarcação das sobrancelhas. Para isso, basta usar um pincel chanfrado e sobra mate de cor próxima à dos pelos. Arremate com um batom nude aplicado com pincel, para não exagerar na quantidade de produto. Assim, você fica com aquela cara de quem já nasceu produzida!

Agradecimentos
Maquiagem - Renata Rubiniak
Modelo - Scheila Lima
Styling - Diego Romero

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.