Tamanho do texto

Quando o assunto é maquiagem e cabelo, ir contra as regras pode dar excelentes resultados. Veja as dicas de feras da beleza e seja desobediente sem culpa

A beleza não é uma ciência exata, mas muita gente acredita que há fórmulas e regras que nunca devem ser quebradas na hora de fazer uma maquiagem ou de cortar o cabelo. Para saber até que ponto as regras devem ser seguidas, o Delas conversou com o cabeleireiro Marcos Proença, com Mariana Ishizaka, maquiadora oficial da Benefit no Brasil, Vito Mariella, cabeleireiro e maquiador do Liceu de Maquiagem, e Nádia Tambasco, maquiadora do Salão Marcos Proença.


1. Só pode usar glitter e brilho na balada!
“Não tem problema nenhum usar brilho de dia, o que acontece é que alguns tipos de cintilância funcionam melhor na luz artificial do que na natural. É questão de experimentar”, explica Mariana.

2. É obrigatório tirar toda a maquiagem antes de dormir
“Se é de vez em quando, não tem problema. O efeito borradinho dos olhos no dia seguinte dá aquela impressão de ‘ressaquinha’, que está bastante em alta. Mas a maquiagem da pele deve ser sempre removida”, alerta Nádia.

3. Não pode misturar prateado com dourado na maquiagem
“Claro que pode! O importante é não deixar as cores muito separadas. Fazendo um degradê bacana entre o prata e o ouro, fica lindo”, sugere Nádia.

4. Só use cores de sombra que valorizem a cor de seus olhos
“Não existe regra para cores, porque o importante da maquiagem é criar e se divertir. Algumas cores são opostas, por isso dão maior destaque, mas não tem problema usar um delineador ou sombra verde quando se tem olho verde”, exemplifica Vito.

5. Nunca tente mudar o formato natural das sobrancelhas
“Eu prefiro a sobrancelha natural, só com o excesso de pelos removido”, diz Vito. Já Nádia e Mariana afirmam que a sobrancelha pode ser redesenhada sim, desde que não seja algo muito drástico e sempre com a orientação de um profissional.

6. O corretivo deve ser mais claro que a pele
“Para cobrir as olheiras, é legal que o tom seja um pouco mais claro, mas você pode sobrepor dois tons para ficar ideal”, explica Nádia. Já as imperfeições devem ser cobertas com o tom mais próximo de sua pele, conta Vito.

7. Nunca use maquiagem na academia
“O importante é você se sentir bem consigo mesma, por isso, se quiser usar maquiagem na academia, use! Só é importante pensar que você vai suar, então um bb cream é melhor que base, por exemplo”, sugere Nádia. Mariana ainda indica que o foco seja nos olhos: “um rímel à prova d’água e um corretivo leve são o ideal”.

8. Não passe delineador embaixo, porque diminui os olhos
“Assim como o olho preto, delineador na linha d'água ou na parte de baixo dos olhos fica bacana sim, mas com um esfumado bem trabalhado”, recomenda Nádia. “O delineado muito marcado só funciona em looks mais conceituais, como editorial de moda”, completa.

Olho tudo, boca nada? A modelo Coco Rocha apostou no olho tudo, boca tudo, e ficou linda!
Reprodução
Olho tudo, boca nada? A modelo Coco Rocha apostou no olho tudo, boca tudo, e ficou linda!

9. Se for usar batom escuro, pegue leve na maquiagem dos olhos!
“Tudo depende do olho, se for esfumado, mais suave, pode usar com um batom marcante sim. E vai da personalidade da mulher: se ela se sente bem e não fica desconfortável, tudo vale”, diz Nádia.

10. Cílios postiços só podem ser usados à noite
“Claro que você pode usar cílios postiços de dia, mas com menos drama. Opte pelos cílios em tufinhos ou, se quiser usar os inteiriços, use um comprimento menor”, sugere Nádia. “Se o visual ficar natural, claro que pode!”, arremata Vito.

11. Olhos pretos só podem ser usados à noite
“Se a mulher segura um olhão preto de dia, pode usar e abusar”, sugere Vito. Nádia recomenda um esfumado rente aos cílios, que dá o efeito ousado mas não é tão gritante.

12. Ruivas não ficam bem de batom vermelho
“Ruivas ficam bem de batom vermelho, sim, mas, neste caso, o ideal é que ele seja o grande destaque da maquiagem, ou seja, os olhos devem ficar bem simples”, conta Nádia.

13. Pessoas com pele oleosa só podem usar produtos oil-free
“Os produtos oil-free deixam a pele muito seca, com aspecto esquisito”, conta Nádia, “por isso eu prefiro usar uma base hd e controlar o brilho com pó e pincel. Um pouco de brilho natural é necessário”.

14. Cores escuras nas unhas e nos lábios só podem ser usadas no inverno
“Se a mulher se sente bem com cores escuras, pode usar o ano todo”, afirma Nádia. Mariana concorda e afirma que o importante é sempre se sentir bem e confortável com a própria aparência, “se quer usar batom vinho no verão, que use”.

15. Nunca tire os pelos de cima da sobrancelha
“Tirar os pelos de cima da sobrancelha é fundamental para um desenho bem feito”, conta Nádia. A maquiadora ainda afirma que o aspecto da sobrancelha bem contornada é de mais volume e espessura.

16. O cabelo e a sobrancelha devem ser da mesma cor
“Se uma mulher fica loira e descolore a sobrancelha, o aspecto é mais suave. Já as moças que mantêm as sobrancelhas escuras ficam com um visual mais dramático”, explica Proença. “E vale lembrar: sobrancelhas são necessárias para a expressão do rosto, por isso quem tem os fios claros deve caprichar na maquiagem”, ele acrescenta.

17. Mulheres de cabelo enrolado não podem usar franja
“O problema não é ter franja, é o contraste de texturas lisa e crespa”, explica Proença. “Para o cabelo ondulado, é legal cortar uma franja mais longa que contorna o rosto. E lembre-se que o cabelo ondulado sempre dá uma encolhida depois do corte”, completa.

18. Não deixe a tintura vencer, que raiz aparecendo é feio!
“O cabelo hoje em dia é um acessório, as mulheres querem e devem se divertir com cores e texturas”, conta Proença. “Por isso é válido ter nuances contrastantes pelo cabelo, como a tintura em degradê”.

19. Cabelos brancos devem sempre ser pintados
“No Brasil, há uma cultura muito forte de pintar os fios brancos que não se vê em outros países”, explica Proença, “por isso, a mulher que não usa tintura fica muito deslocada. Mas, se a mulher estiver confortável, pode ficar muito elegante com fios brancos”.

20. Mulheres mais velhas devem usar cabelo curto
“Há uma diferença entre idade psicológica e idade cronológica”, explica Proença. “Se a mulher tiver cabelo saudável e ainda volumoso, pode sim deixá-lo comprido quando ficar mais velha. Os cortes desconectados, principalmente no contorno do rosto, ajudam ainda a disfarçar rugas, manchas e flacidez”.

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.