Tamanho do texto

Está pensando em clarear o cabelo como Giovanna Antonelli, intérprete de Atena em "A Regra do Jogo"? Então, você precisa dessas 9 dicas abaixo para manter o visual deslumbrante

Ser loira, agora, é uma tendência. Não quer dizer que todas devem sair desesperadas para passar por uma transformação. Mas, se você quer ficar no estilo da Atena, personagem de Giovanna Antonelli em "A Regra do Jogo", você precisa dessas 9 dicas do hairstylist João Franco, do Studio João Franco, para manter o loiro deslumbrante; e por mais tempo.

Dicas para ter (e manter) um cabelo loiro bonito
Pinterest
Dicas para ter (e manter) um cabelo loiro bonito


1. Quais as principais características do cabelo tingido de loiro?

Por conta do processo de clareamento do fio, os cabelos loiros tendem a ficar mais frágeis, isso por conta da ação da água oxigenada. Por isso, possui uma característica mais ressecada. Mas é possível controlar.

2. Para ficar loira precisa necessariamente descolorir os cabelos? Como funciona?

Dependendo do tom dos cabelos, é possível conseguir um bom resultado utilizando apenas uma tinta. O que vai determinar a abertura de tons mais claros é o fator da água oxigenada ou base clareadora a ser misturada com a tinta.

Dependo do tom dos cabelos, é possível conseguir um bom resultado utilizando apenas uma tinta"

Hoje, existem excelentes produtos no mercado. E com a inovação tecnológica também ao nosso favor, é possível, por meio de utilização de tinta, clarear até 5 tons do cabelo. Isso para um cabelo virgem.

No caso de cabelos muitos escuros com ou sem colocação, dependendo do loiro desejado, é necessário descolorir. Este processo pode ser feito de maneira total no cabelo, dependendo de sua estrutura e saúde dos fios, ou por meio de processos mais longos, como as luzes. Assim, o cabelo será clareado aos poucos, sem agreção em único processo.


3. Quais os danos que a descoloração/tingimento provocam no fio?

O tingimento dos fios não provoca grandes agressões, mas o cabelo ficará um pouco sensível, talvez um pouco ressecado, mas logo após os devidos cuidados e tratamentos de hidratação, os nutrientes voltam ao fio.

Já o processo de descoloração é um pouco mais delicado. Quando a cliente quer um cabelo muito claro, platinado, é preciso ter muita atenção. O processo de descoloração deixa o cabelo mais sensibilizado, pois está tirando todo o pigmento daquele fio de uma única vez e, com isso, tirando parte de seus nutrientes e proteínas, como a queratina. É muito importante ter o acompanhamento de um profissional para analisar a situação e verificar a possibilidade de chegar no tom desejado de uma única vez.

4. Qual o principal cuidado diário para o cabelo loiro?

Assim como todo cabelo colorido, é importante utilizar produtos adequados para seu tipo de cabelo, seja ele mais fino ou encorpado. Os cabelos loiros precisam de uma proteção maior. Recomendo a utilização de xampu, condicionador e máscara de tratamento, que pode ser utilizada semanalmente, além de um bom protetor solar. No período do verão, é importante utilizar protetores antes de entrar no mar ou piscina. Além, é claro, de um tratamento mais profundo a ser realizado junto ao profissional uma vez a cada 15 ou 30 dias.

Loiro deslumbrante: cuidados essenciais
Pinterest
Loiro deslumbrante: cuidados essenciais

5. Com qual periodicidade pode lavar o cabelo loiro?

Hoje em dia existem produtos com maior poder de fixação de cor nos fios, evitando desbotamentos. Dessa forma, é possível manter a cor por um tempo maior, mesmo lavando todos os dias. Não há uma regra em relação a periodicidade, mas recomendo lavar três vezes por semana. E nunca dormir com o cabelo molhado.

6. Como escolher o xampu ideal para o loiro? O que precisa ter na fórmula e o que não deve ter na fórmula?      

É importante que seja um xampu para cabelos tingidos, preferencialmente para cabelos loiros que não contenha sal em sua fórmula.

Algumas empresas de cosméticos oferecem xampus com pigmentos violeta, isso ajuda bastante para que o loiro não fique com uma aparência amarelada, causada muitas vezes pela exposição ao sol.

7. A escova danifica demais? Como diminuir esse dano?

A escova por si só causa um atrito no fio do cabelo. É importante ter um espaço de tempo entre um processo de escovação e outro para que o cabelo possa “respirar” por meio de suas cutículas. É de extrema importância a utilização de um leave-in protetor antes do processo de escovação e um finalizador pós-escovação para selar as cutículas do fio, evitando o aspecto poroso.

8. De quanto em quanto tempo pode refazer a cor? Há alguma dica para a cor durar mais?

É importante respeitar o período de crescimento do fio e distanciamento da raiz em até dois centímetros, o que representa uma média de 2 meses.

Para manter a cor por mais tempo é importante utilizar bons produtos para manutenção em casa, além de hidratação com profissional, além de evitar água de piscina e mar logo após o processo de clareamento.

9. Você poderia sugerir uma rotina de cuidados diários para quem tem cabelo loiro?

Sugiro lavar o cabelo a cada dois dias utilizando xampu específico para cabelos tingidos/loiros. Condicionar das pontas para o meio, evitando colocar o produto diretamente na raiz. Utilizar máscara de tratamento ao menos uma vez por semana. Aplicar a máscara após a lavagem com o xampu, deixar agir e enxaguar. Neste caso, não é necessário aplicar o creme hidratante ou condicionador. Para proteger ainda mais, use leave-in protetor sempre ao sol.

Fique loira e poderosa como Atena, personagem de Giovanna Antonelli em 'A Regra do Jogo'
Globo/João Miguel Júnior
Fique loira e poderosa como Atena, personagem de Giovanna Antonelli em 'A Regra do Jogo'