Tamanho do texto

Está querendo mudar o look, mas está cheia de dúvidas? Veja aqui um guia para te ajudar a decidir o melhor caminho na hora de assumir a mudança

Corte: sucesso na mudança de visual depende de diversos fatores, apontam especialistas
Pinterest
Corte: sucesso na mudança de visual depende de diversos fatores, apontam especialistas

Muitas mulheres morrem de vontade de experimentar algo novo nos cabelos, mas ficam preocupadas com o resultado final e o medo de uma mudança que possa trazer arrependimentos é o maior motivo para a maioria abandonar a ideia.

Se isso acontece com você saiba que acabaram as desculpas. Conversamos com especialistas em cabelo e visagismo – técnica que busca criar uma imagem pessoal harmonizando a personalidade com as características físicas – para saber o que é mais importante na hora de decidir por um corte. Desde formato do rosto e estilo de vida, até personalidade e profissão. Tudo isso pode (e vai!) influenciar no sucesso do processo de mudança. Então, anote as dicas e boa escolha!

Proporções

O primeiro item que você precisa ter em mente ao escolher um corte é seu tipo físico. E isso inclui formato de rosto e o tipo de corpo. Mulheres com ombros largos devem evitar cortes ao estilo Chanel, que colocam a área em evidência. Já para rostos redondos, o Chanel de bico e cortes mais curtos, com volume na parte superior alongam o rosto.

O corte Chanel levemente comprido na frente ajudou a alongar o rosto redondo de Kirsten Dunst
Pinterest
O corte Chanel levemente comprido na frente ajudou a alongar o rosto redondo de Kirsten Dunst

O hairstylist Ítalo Saliccio explica que, entre as brasileiras, o que predomina é o rosto redondo.

“Por conta da miscigenação, temos rostos mais arredondados. Neste caso, evite a franja na altura da sobrancelha”, orienta.

Rostos quadrados já aceitam melhor a franja. Uma boa escolha são cortes com comprimento mínimo de 2,5 cm abaixo da linha do queixo. Cortes em camadas laterais e com volume no topo da cabeça também ajudam a suavizar este tipo de rosto. Já para os rostos alongados, evite volume na parte superior da cabeça e opte por cortes que tenham volume atrás e abaixo das orelhas, como o “long bob”.

Saiba mais: Conheça a franja ideal para cada rosto

“A ideia é poder equilibrar as medidas, dando um tom harmonioso ao rosto e que combine com a mulher” – explica Ney Ribeiro, do salão Grand Rouge.

E o corpo também impacta no corte. É possível escolher cortes que valorizem as partes que você mais gosta e escondam outras.

O logbob desfiado de Ashley Greene suavizou o rosto anguloso da atriz
Pinterest
O logbob desfiado de Ashley Greene suavizou o rosto anguloso da atriz

“Para as mais magras podemos abusar dos cortes retos, e as mais cheinhas podemos usar o cabelo com formato de “V”, que traz uma ilusão de um corpo mais afinado nas costas. Mulheres muito altas não devem usar cortes curtíssimos, o que deixa elas mais altas e não cria harmonia. Já para as baixinhas cai bem um corte Chanel para mais curto, o que cria a ilusão de altura e de uma postura melhor”, sugere Ítalo.

Quem tem muito seio deve evitar cabelos muito curtos ou cortes longos e retos, como o liso chapado. Ou seja, para os cabelos não existe essa de corpo ideal, tudo depende de um equilíbrio entre rosto e corpo.

Há ainda pessoas com um rosto que reúne características singulares e que podem optar por cortes mais versáteis.

“Há cortes chamados falsos curtos. O que fazemos é dar textura e volume aos fios, deixando o corte médio. Quando texturizado com produtos e modelado o cabelo fica mais curto, e quando mais solto e liso ele fica mais longo, abaixo do queixo. Perfeito para quem busca versatilidade e pode ousar” – explica Ney. 

Cores e tons

Para Ítalo, todos os cortes aceitam qualquer cor, depende muito do tom de pele da pessoa, da personalidade e da cor dos olhos. No entanto, a combinação de alguns cortes com certas cores ajuda a potencializar determinas características.

“Um corte mais moderno e irreverente, como o “Joãozinho” fica mais marcante com um ruivo intenso ou um platinado”, completa.

A atriz Felicia Day apostou num curtinho bem ruivo e acertou em cheio
Pinterest
A atriz Felicia Day apostou num curtinho bem ruivo e acertou em cheio

Por isso, na hora de escolher o corte leve em conta a cor natural dos seus cabelos ou aquelas que você costuma usar. Cabelos mais longos, cacheados e volumosos ficam mais discretos com tons terrosos, mais profundos e escuros. Já os tons mais claros, loiros amarelados e quentes adicionam ousadia em cabelos de corte médio e menos volumosos.

Personalidade

Para cada tipo de pessoa, um tipo de cabelo. Na hora de decidir sobre qual escolher é importante conversar com um profissional, para que ele entenda o perfil, a personalidade e o cotidiano, evitando assim um corte chamativo demais em uma pessoa mais tímida. Além disso, algumas empresas ainda esperam de suas funcionárias cortes menos ousados. De acordo com o cargo ocupado, o corte pode passar uma ideia de mais seriedade.

“Cortes com linhas horizontais retas passam ar de estabilidade e confiança. Já cortes repicados, com pontas para fora dão ideia de dinamismo e extroversão”, observa Ney. Para aquelas em posições de liderança, cortes com linhas retas, estruturados e verticais passam uma imagem de controle e segurança. 

Manutenção

Um aspecto fundamental, que não pode ser esquecido, é a praticidade. Pense em sua rotina e como pretende usar o cabelo a maior parte do tempo. Não adianta escolher um corte que você precisa secar sempre e manter impecável se você mal tem tempo de se alimentar pela manhã. Lembre que o visual do salão nem sempre é o que você vai usar no dia a dia. Por isso, peça dicas ao cabeleireiro de como arrumas os fios.

O cabelo ondulado de Jessica Alba foi repicado, o que facilita a manutenção
Pinterest
O cabelo ondulado de Jessica Alba foi repicado, o que facilita a manutenção

Cabelos com menos textura e mais curtos pedem menos manutenção, assim como aqueles sem coloração. Já os fios coloridos, cortes mais longos ou cabelos em camadas ou texturizados podem ser arrumados com ajuda de produtos específicos para pentear. Cabelos muito volumosos ou cacheados podem ser cortados com navalha, por dentro, para reduzir um pouco o volume. Lembre-se: tempo é dinheiro e nada pior que perder horas arrumando as madeixas.

“As mulheres buscam cabelos fáceis de arrumar, que possam ser usados de diferentes formas. Para isso, podem usar muitos produtos que podem deixar um cabelo sério, mais informal, ajudando a bagunçar e texturizar os fios”, diz Ítalo.

Look de celebridade

Não tem jeito, todo mundo adora copiar os cabelos que estão fazendo sucesso no mundo das famosas. Mas é importante ficar atenta para não cair nas armadilhas da moda.

“Cada pessoa vai incorporar o corte de um jeito. Além disso, é preciso analisar cor do cabelo, tom de pele e estilo da pessoa.”, explica Ney. 

Entre os mais pedidos do momento estão o cabelo de Gloria Pires, em Babilônia e o long bob de Giovanna Ewbank. Entre as mais jovens e modernas, o cabelo pixie cut (bem curtinho) de Emma Watson também é um sucesso. 

O curto de Emma Watson é um dos mais pedidos nos salões brasileiros
Pinterest
O curto de Emma Watson é um dos mais pedidos nos salões brasileiros

“O Chanel de Gloria Pires, por exemplo, não fica bem em todo mundo, pois ela tem muito cabelo e fios grossos, o que muda radicalmente o perfil do corte”, acrescenta Heitor. 

A dica na hora de escolher um corte de celebridade é levar mais de uma opção para o cabeleireiro e avaliar com ele a melhor escolha. Pense em como é o cabelo que deseja e converse com o profissional. Muitas vezes, a saída está em misturar um pouco de um e outro, para alcançar a fórmula certa para você.

Hora do make

Vamos falar de maquiagem, afinal de contas, elas é parceira das mulheres na hora do look perfeito. E sim, ela influencia no desempenho do cabelo. Por exemplo: para um corte de nuca batida e franjão frontal, o ideal é marcar bem a boca com batom forte ( veja aqui como usar batom roxo ) e usar rímel e delineador. Isso dá um ar de feminilidade e modernidade, que ajuda a equilibrar o corte.

O corte de nuca batida e franjão frontal de Michelle Williams pede um batom marcante
Pinterest
O corte de nuca batida e franjão frontal de Michelle Williams pede um batom marcante

Outro exemplo: se você optou por um corte Chanel reto, mais clássico, precisa ousar um pouco mais na maquiagem. Se for sair ou ir a um festa, tons mais iluminados, fortes e com brilho podem dar  um ar jovial e despojado para equilibrar um corte mais sério.

“A chave é sempre equilibrar. Se você usa pouca maquiagem ou não gosta de se maquiar, opte por cortes com mais texturas, com luzes e ondulados, que deixam o rosto mais iluminado”, ensina o hairstylist Heitor Hilton.


Leia mais no Delas


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.