Tamanho do texto

Está pensando em descolorir os fios? Saiba quais os cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois do processo, para que o resultado seja uma cabeleira bonita

De tempos em tempos os fios platinados ganham os holofotes. Recentemente as atrizes Carolina Dieckmann, Letícia Spiller, Paula Burlamaqui, Giovanna Ewbank e Mariana Ximenes  descoloriram os fios para a novela "Joia Rara", da Rede Globo, e causaram uma corrida aos salões de beleza em busca do visual loiríssimo. Mas combina com todo mundo? E será que é fácil manter os cabelos descoloridos bonitos? O Delas consultou especialistas no assunto e explica para você.

É para todo mundo?
A primeira coisa a se pensar é, obviamente, se o cabelo platinado vai combinar com você. Segundo Cristiano Torres, cabeleireiro do Studio W Higienópolis, a cor fica mais natural para as branquinhas e pálidas. “Mas nada impede que uma mulher morena ou negra platine os fios”, explica. “Só que essa mulher deve ter um estilo marcante para 'segurar' o visual”, completa.

Veja algumas famosas que adotaram o look platinado e inspire-se


Depois de decidir se sua personalidade combina com a cor, verifique se os seus cabelos estão preparados para o processo. “Para aguentar bem a química, o cabelo deve estar muito bem tratado e hidratado”, diz Cristiano. Junior Carvalho, cabeleireiro que clareou os cabelos de Grazi Massafera no C.Kamura, recomenda que os fios sejam hidratados 15 dias antes da descoloração, e que não sejam lavados no dia do procedimento - isso protege o couro cabeludo da agressão da química.

Como é o processo de descoloração?
Chegar ao loiríssimo pode ser demorado, dependendo da cor original dos seus fios, e a descoloração deve sempre ser feita por profissionais. “Cabelos castanhos e pretos sofrem mais, e pode ser que precisem ser descoloridos mais de uma vez”, diz Junior. Isso acontece porque, antes de chegar ao branco, o pigmento natural dos cabelos se decompõe em nove tons de três cores: vermelho, laranja e amarelo. Quanto mais claro o fio natural, mais rápido é chegar ao branco.

Cuidados
Os cabelos platinados exigem cuidados - e gastos - constantes. Diferente da tintura, o retoque da descoloração não pode esbarrar no comprimento dos fios, pois isso pode causar uma quebra química. Por esse motivo, as raízes devem estar com, no mínimo, 1,5 cm de comprimento.

Fora os retoques, você deve se acostumar a visitar o salão a cada três semanas, para fazer uma reconstrução capilar e, ainda, a hidratar o cabelo em casa no mínimo uma vez por semana. Usar sempre um leave-in hidratante também é recomendado. Junior sugere o uso de xampus antirresíduos, para remover corantes de xampus que podem se fixar nos cabelos descoloridos. Caso o cabelo fique amarelado, xampus com pigmentos violeta são a solução.

Esses hábitos são fundamentais para manter o cabelo saudável e bonito, pois o processo de remoção do pigmento capilar retira a massa que preenche os fios, levando nutrientes e queratina embora.

Se você não quer cabelos só clarinhos como também lisos, a atenção é ainda maior. Ao usar chapinha e secador, é imprescindível aplicar um protetor térmico. Se a sua ideia é uma progressiva, tenha paciência: cabelos descoloridos são muito mais sensíveis a químicas e podem quebrar durante o procedimento, mesmo no salão.

Estilo
Mesmo com todos os cuidados com os fios, é importante prestar atenção ao resto do visual. Como os fios claríssimos podem envelhecer a imagem de uma pessoa, vale a pena se preocupar mais com a maquiagem e com os acessórios. Batons vibrantes e pele impecável são alguns dos itens indispensáveis para as mulheres platinadas.

Veja também
Antes e depois: a adolescente Mariana passa pelo processo de descoloração
Aprenda a escolher o xampu certo para seu cabelo
Tonalizante deixa os cabelos mais bonitos sem prejudicar a saúde dos fios

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.