O inverno começa oficialmente dia 21 de junho, e com ele, é importante redobrar os cuidados com os cabelos. Com a queda nas temperaturas e o ar mais seco, nossos fios merecem uma atenção especial, pois tendem a ficar mais frágeis e suscetíveis a danos. Durante esse período, a queda capilar é mais frequente, banhos mais quentes podem levar a quadros de dermatites e os fios tendem a formar mais frizz.
Por isso, Iêda Alves, consultora técnica da Fast Escova traz algumas dicas de como cuidar dos cabelos durante essa estação.
1. Intensifique a hidratação
Assim como nosso corpo, o cabelo pode ficar muito desidratado, quebradiço e sem força. Para ajudar, uma dica é incorporar máscaras de hidratação na rotina capilar, por pelo menos duas vezes por semana, dependendo de quão seco seus fios já são. Essas máscaras de hidratação tem o poder de nutrir o cabelo e trazer de volta o brilho natural. Isso vale principalmente para cabelos cacheados e crespos, que possuem tendência a ressecar mais.
2. Utilize os produtos corretos
Nesse período mais frio, manter a rotina de cuidados com os produtos específicos é a melhor saída. Tenha produtos reparadores como máscara antiqueda, óleo reparador e protetor térmico. As máscaras antiqueda ajudam a fortalecer os cabelos, reduzindo a quebra e a perda excessiva de fios, enquanto os óleos reparadores proporcionam hidratação profunda e brilho aos cabelos ressecados pelo clima frio. Além disso, o uso de um protetor térmico é fundamental para proteger os cabelos do calor excessivo das ferramentas, como secadores de cabelo, chapinhas e modeladores, evitando danos e mantendo a saúde dos fios a longo prazo. Ao escolher os produtos certos e manter uma rotina consistente de cuidados, você pode garantir que seus cabelos permaneçam saudáveis, nutridos e protegidos durante todo o inverno.
3. Cuidado com a temperatura da água
Embora seja tentador tomar banhos quentes durante a estação mais fria do ano, a água em temperaturas muito altas, pode realmente prejudicar a saúde do cabelo e da pele, especialmente durante o inverno. Nos cabelos, a água quente aumenta a produção de sebo pelo couro cabeludo, deixando os fios mais oleosos, consequentemente, favorecendo a caspa, que é uma colonização do couro cabeludo por fungo. Optar por banhos mornos ou mais frios é uma escolha inteligente para a saúde tanto do cabelo quanto da pele. Essa temperatura mais amena ajuda a preservar a hidratação natural, selando as cutículas capilares e evitando problemas como ressecamento e oleosidade excessiva. Se não for possível reduzir a temperatura do banho, uma alternativa eficaz é lavar o cabelo separadamente em uma pia. Isso evita a exposição excessiva da água quente e seus efeitos prejudiciais, garantindo a integridade dos fios e do couro cabeludo.
4. Limpeza dos fios
Não é ideal lavar o cabelo todos os dias, mas também não é interessante passar longos períodos sem lavar. Por isso, mantenha o couro cabeludo limpo, essa regra é fundamental para ter cabelos saudáveis. Procure evitar produtos com petrolato, pois criam uma barreira nos fios, impedindo a absorção de nutrientes. Opte por produtos de limpeza que sejam suaves e adequados ao seu tipo de cabelo, garantindo uma limpeza eficaz sem causar danos. Além disso, é importante massagear suavemente o couro cabeludo durante a lavagem para estimular a circulação sanguínea e promover a saúde dos folículos capilares.
5. Tenha cuidado com ferramentas de calor
A última dica, e não menos importante, são as ferramentas de calor como o secador, que podem ser um grande aliado nos dias frios. Mas não o utilize com menos de 20 cm de distância da cabeça e sem protetor térmico, pois pode causar ressecamento e fazer com que o fio perca lipídio, que são os óleos naturais, que fornecem a emoliência aos fios. Portanto, ao utilizar ferramentas de calor, vale lembrar sempre dessas medidas para garantir a saúde e a beleza dos seus cabelos.