O que não pode faltar na rotina de cuidados da pele madura?

Mestre em medicina estética, Thiago Martins dá orientações básicas, porém importantes, que não podem faltar nesses cuidado

O que não pode faltar na rotina de cuidados da pele madura?
Foto: FreePik
O que não pode faltar na rotina de cuidados da pele madura?

A pele madura demanda cuidados específicos para manter sua saúde, elasticidade e vitalidade ao longo do tempo. Para tal, é fundamental ter uma rotina de skincare personalizada, levando em consideração as necessidades individuais de cada mulher.

A concentração de determinados ativos é capaz de entregar hidratação, importante para a homeostase da pele, fazendo com que ela funcione da forma correta; ação calmante, que auxilia nas hipercromias; e oxidante, que evita a sua glicação e a quebra do colágeno.

Conversamos com o biomédico mineiro, mestre em medicina estética, Thiago Martins , para saber um pouco mais sobre orientações básicas, porém importantes e que não podem faltar nesses cuidados.

Limpeza Adequada:
De acordo com o especialista, uma limpeza suave e eficaz é o primeiro passo para uma pele saudável. A pele madura precisa de produtos de limpeza não abrasivos que removam impurezas sem comprometer a barreira natural da pele. “Vale optar por fórmulas suaves, com ingredientes hidratantes, como o ácido hialurônico e, em seguida, complementar com a água micelar.”

Tonificação:
Etapa que deve ser cumprida logo após a higienização. Deve-se dar atenção a fórmulas capazes de remover resíduos, regular o pH, fechar os poros e preparar a pele para receber a hidratação.

Hidratação Intensa:
A pele madura tende a perder sua capacidade natural de retenção de água, resultando em ressecamento. Vale investir em hidratantes ricos em ingredientes como ácido hialurônico e a niacinamida. “Enquanto o primeiro tem uma alta capacidade umectante, que evita a perda de água e preenche as linhas de expressão, o segundo estimula a renovação celular e diminui o ressecamento.”

Tratamentos:
Fórmulas que contenham o retinol também são indicados, pois diminui os efeitos do envelhecimento e ajuda na renovação celular. Assim, as células mortas da pele ressecada são eliminadas e o viço é restaurado.

Proteção Solar Diária:
A exposição aos raios UV é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele. É muito importante fazer uso diário de protetor solar, mesmo em dias nublados. Fórmulas que oferecem amplo espectro de proteção e um fator de proteção solar (FPS) adequado ajudam a prevenir danos causados pelo sol, como manchas e rugas.

Ácidos e Antioxidantes:
Incorporar ácidos suaves, como ácido glicólico pode estimular a renovação celular e melhorar a textura da pele madura, mas devem ser usados de noite. “Já os antioxidantes, como vitamina C e vitamina E, combatem os radicais livres, contribuindo para a proteção contra danos ambientais e preferencialmente devem ser usados durante o dia.”

Cuidado Específico para a Área dos Olhos:
A pele ao redor dos olhos é mais fina e propensa a rugas. Cremes específicos para esta região, contendo ativos antioxidantes, peptídeos e extratos de algas ajudam a diminuir linhas finas e olheiras, proporcionando uma aparência mais rejuvenescida.

Consistência na Rotina: 
A consistência, segundo Thiago, é a chave para resultados eficazes, e adaptações podem e devem ser feitas conforme necessário, de acordo com a orientação de um especialista da área.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!