Cinco hábitos comuns que prejudicam o cabelo

Cabelos quebradiços, opacos ou oleosos? As causas dessas condições nos fios podem estar relacionadas a costumes praticados pela maioria das pessoas diariamente, sem perceber o quanto isso pode ser danoso ao couro cabeludo. A todo momento, o cabelo é exposto a diversos tipos de temperaturas e ambientes, que alteram seu pH natural e fazem com que ele fique ressecado, oleoso e até mesmo elástico e frágil. Pensando nisso, nada mais justo do que mudar algumas práticas da rotina que potencializam essa falta de nutrientes nos fios, a fim de ajudá-los a ficarem fortes e sedosos.

Marcella Dias, hairstylist e sócia do Mega Studio Be Emotion - rede de salões de beleza da em sociedade com João Appolinário Neto é quem lista, abaixo, alguns exemplos do que mudar na rotina diária de cuidados para prevenir danos às madeixas. Confira:

1. Banhos muito quentes

Com a chegada do outono, vem também as baixas temperaturas e a vontade de tomar banhos longos e quentes. O problema é que o excesso de calor na raiz do cabelo causa um ressecamento instantâneo, o que resulta em um efeito de oleosidade na mesma, já que ela tenta repor a hidratação de forma exagerada. “Tanto a pele quanto os cabelos sofrem com o contato com a água quente. O ideal seria lavá-los sempre em temperatura ambiente, mas, caso não seja possível, tente manter, pelo menos, o chuveiro em temperatura morna”, explica a expert.

2. Fronhas de algodão

Viralizou nas redes sociais influenciadoras digitais falando sobre a mudança que fizeram em relação às roupas de cama convencionais por toucas e fronhas de cetim, para manter os fios alinhados e sem frizz, pois as fronhas de algodão absorvem os óleos essenciais do cabelo que promovem a hidratação. “Sem esses óleos, seu cabelo está sujeito a ficar frágil e quebradiço, devido ao ressecamento e, claro, sua pele também pode ser afetada da mesma forma”, ressalta Marcella.

3. Prender demais o cabelo

Com a correria do dia a dia, a prática de exercícios físicos ou nos dias de calor, é quase impossível não prender o cabelo, seja com um rabo de cavalo ou coque. Porém, fazer disso um hábito diário ou utilizar elásticos de tecidos ásperos na hora de prender os fios podem causar danos a eles. “Utilizar um elástico muito apertado, por exemplo, causa o super tensionamento do fio, o que pode fazer com que ele quebre e, até mesmo, cause desconforto no couro cabeludo. Isso também se aplica para aquelas que têm cabelos crespos ou cacheados, já que prendê-los com frequência causa a perda de definição dos mesmos a longo prazo. Então, tente não prender o cabelo todos os dias e, quando precisar, aposte em prendedores ou laços com tecidos mais macios”, alerta a cabeleireira.

4. Não cortar o cabelo

O apego com o comprimento do cabelo é um sentimento popular entre as mulheres, porque atingir o tamanho desejado dos fios leva um certo tempo. Porém, o que a maioria delas deve se atentar é que a demora para realizar uma manutenção no corte pode causar o aparecimento das pontas dupla, que resulta, por sua vez, na quebra dos fios e no aumento de frizz. “Não há necessidade de fazer uma redução brusca no comprimento do cabelo. O recomendado é, apenas, descartar as pontas ressecadas a cada três ou quatro meses. E fique tranquila, quanto menos partes ressecadas seu cabelo tiver, mais acelerado será seu crescimento”, acrescenta a especialista.

5. Excesso de fontes de calor

A quinta e última dica é um lembrete que quase todos já sabem, mas que poucos se policiam: o uso excessivo de secador, chapinha, babyliss e escovas secadoras contribuem - e muito - para um cabelo mais opaco e ressecado, principalmente quando são utilizados com os fios ainda muito molhados. “Tente evitar, ao máximo, ferramentas quentes nos fios, em especial quando seu cabelo estiver molhado. Deixe que a água evapore sozinha por um tempo e aplique um bom protetor térmico antes de utilizar um desses aparelhos. Assim, você mantém mais a umidade e a hidratação na fibra capilar”, finaliza a sócia do Mega Studio Be Emotion.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!