Split hair: dicas e cuidados para aderir ao cabelo "meio a meio"

Febre no Instagram, o cabelo meio a meio, chamado de "split hair", é apontado como uma das principais tendências para 2023. Trata-se de uma coloração que divide as madeixas em duas partes, com uma cor em cada lado, e o resultado é um visual cheio de estilo. Mas as adeptas precisam tomar alguns cuidados com os fios e, por isso, o iG Delas convidou a hairstylist Pati Macedo para listá-los, além de dar dicas de como apostar na trend. Confira!

Chega de indecisão!

Neste ano, mais pessoas devem escolher não só uma, mas duas cores na hora de pintar o cabelo. É o que aponta o relatório Pinterest Predicts, realizado pela rede social de mesmo nome. E não serão apenas as cores clássicas que ganharão destaque: entre as tendências, também estão as combinações de azul e preto, castanho e rosa e até degradês.

Reprodução/Instagram/georgieshairart.sta

Aumento nas buscas

As buscas por "tranças azuis e pretas" subiram em 215% nos últimos meses na plataforma. Os usuários do Pinterest também procuraram inspirações para "cabelo loiro e lavanda" (+150%), "cabelo rosa e lavanda" (+345%) e "balaiagem nas cores castanho e rosa" (+280%). Já os "cabelos multicoloridos" foram 135% mais pesquisados.

Reprodução/Instagram/rayneon

A seguir, a hairstylist Pati Macedo lista dicas e cuidados para aderir ao chamado "split hair", o famoso "cabelo meio a meio"

Reprodução/Instagram/loom_coiffure

Como fazer o split hair?

"É necessário usar produtos de qualidade e, além disso, o ideal é fazer cada cor de forma separada. Caso queira colorir apenas um lado, o processo será feito apenas uma vez", explica ela. Segundo Pati, o primeiro passo é descolorir os fios. "Se a coloração for em todo o cabelo, faça a descoloração de forma total. Mas se a coloração for apenas na metade, divida o cabelo ao meio, separando-o em duas grandes mechas. Após isso, faça a descoloração, respeitando tempo de pausa e instruções de uso do produto. Deixe o cabelo secar".

Reprodução/Instagram/marinawilson

A próxima etapa é a coloração em si

"Pegue a primeira metade do cabelo, aplique a tinta escolhida e siga as instruções do produto sobre tempo de pausa. Repita o processo do outro lado, com a outra cor de tinta. Se o split for feito apenas em um lado, siga para a próxima etapa. Lave os fios e finalize da maneira que preferir", continua.

Reprodução/Instagram/creationsbyjennieh

É necessário descoloração global para pintar?

"Sim, pelo menos em uma das partes, se a intenção for usar uma cor mais clara do que a base do cabelo ou se quiser um colorido mais pigmentado", diz a especialista. Por isso, o indicado é usar um descolorante que não seja tão agressivo aos fios, uma vez que esse já é um processo delicado.

Reprodução/Instagram/shelby.youngs.artistry

Quais cuidados para manter as duas cores?

"Como em qualquer coloração, o ideal é usar um produto específico para cabelos descoloridos: inclua eles em seu dia a dia", recomenda a hairstylist. Além disso, seguir a rotina de hidratação e nutrição vai ajudar a manter a saúde dos fios, e isso é fundamental após um processo químico. Evite o uso de calor excessivo, como chapinhas, pois acelera o desbotamento da cor. "Mas, se precisar usar, não abra mão de um protetor térmico", indica a profissional.

Reprodução/Instagram/kitsu.mae

Em quanto tempo é necessário retocar?

"Vai depender de cada pessoa, já que isso varia de acordo com o tempo de crescimento dos fios. Mas, em geral, de dois a três meses", finaliza Pati Macedo.

Reprodução/Instagram/hairbyduhsavannah

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!