Para corrigir já! Cinco erros comuns ao usar modelador de cabelo

Quando falamos em criar ondas e cachos no cabelo, logo pensamos no modelador. Mas ao usar essa ferramenta no dia a dia, muitas pessoas não sabem que alguns erros podem comprometer completamente o efeito que ela causa. Para garantir a melhor performance desse item e, com isso, criar cachos e ondas não só mais bonitos, mas que também terão maior durabilidade, o iG Delas e a Vertix Professional listam os cinco erros mais comuns cometidos por quem faz o uso do modelador na rotina e como corrigi-los!

Para dar textura e movimento aos fios, pode-se dizer que o modelador é um acessório obrigatório

Mas apesar do seu uso ser bastante simples, alguns erros básicos são capazes de impactar diretamente no resultado. Por isso, vamos te contar as cinco principais armadilhas e dicas de como evitar cair nelas no dia a dia. Confira!

FreePik

Escolher o modelador errado

Quanto maior a espessura do modelador, mais largas ficarão as ondas ou os cachos. Mas para um cabelo médio ou curto, por exemplo, não é interessante que o aparelho seja muito grosso, pois o efeito pode acabar sendo imperceptível. Já para quem tem os fios longos, optar por uma ferramenta muito fina pode tornar o processo mais demorado. Por isso, é preciso estar atento (a) ao comprimento do cabelo, às características dos fios e ao resultado desejado para definir qual a melhor espessura do acessório.

FreePik

Não usar o protetor térmico

Pular ou esquecer do uso de um produto com proteção térmica pode não causar danos em uma única vez, mas, a longo prazo, impactará negativamente a fibra dos fios, tornando-os quebradiços e ressecados. Esse tipo de fórmula é ideal para proteger o cabelo do calor do aparelho, permitindo que o brilho e a aparência saudável permaneçam. Além disso, escolher um protetor térmico que ofereça outros benefícios, como fixação, ajudará na durabilidade dos cachos.

FreePik

Estar com o cabelo úmido

Modelar os cabelos úmidos pode causar danos ao fio, como quebra e frizz, e o resultado não será duradouro. É preciso lembrar que o cabelo, quando molhado ou úmido, está em seu momento mais frágil e esse fator, combinado com o calor do modelador, pode queimar e até mesmo causar a quebra dos fios. Por isso, o mais indicado é usar o secador para retirar todo o resto de água dos cabelos até que eles fiquem totalmente secos antes de utilizar qualquer modelador.

FreePik

Separar mechas muito largas

Na hora de modelar, a quantidade de cabelo que é separada faz toda a diferença. Isso porque quanto mais grossa for a mecha, menos contato cada fio vai ter com o modelador; ou seja, menor será a definição e a durabilidade. Para os aparelhos de espessura média e grossa, que são os mais comuns, mechas de dois dedos de largura são suficientes para um resultado visível e duradouro. Já para modeladores de menor espessura, como o de 10 milímetros, o indicado é separar mechas bem finas para um bom resultado.

FreePik

Não esperar os cachos esfriarem

Passar os dedos ou escova nos cabelos modelados enquanto eles ainda estão quentes é um dos erros mais comuns que acabam com a texturização e durabilidade do penteado. É muito importante esperar até que o cabelo já tenha esfriado para 'soltar' os fios e, consequentemente, deixar o resultado mais natural.

FreePik

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!