Por mais que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelem que 54% da população brasileira é negra, o mercado de maquiagem nacional ainda está se adaptando oferecer produtos adequeados para a pele dessa população. “As novidades do mercado ainda são recentes e muitas mulheres negras, como eu, ainda tem medo de se aventurar nesse novo universo”, explica a maquiadora profissional Ana Vieira.
A pele negra costuma ser mais oleosa do que as peles mais claras, já que possui glândulas sebáceas maiores. Por isso, vale sempre lembrar de higienizar bem o rosto (se possível, com um gel de limpeza!) e também de cuidar a face e o colo com um hidratante bem potente. “Sempre recomendo uma boa vitamina C para complementar essa misturinha de sucesso.”
A correção de cor na maquiagem pode esconder manchas e melhorar o aspecto da pele. As peles negras reagem melhor com corretivos de tons alaranjados e avermelhados na hora de esconder olheiras e marcas de espinha.
O mercado nacional está mudando aos poucos e várias marcas estão criando tons mais diversos para base e corretivo. Empresas como Bruna Tavares, Zanphy, Negra Rosa e Divas Black são as mais inovadoras nesse setor. Vale testar!
Cores mais quentes e saturadas ficam incríveis em peles negras. “Tons frios podem acizentar algumas peles negras, então é interessante testar essas tonalidades mais fortes. Recomendo blush cremoso também”, indica Ana.
“O iluminador também é um produto que super destaca a pele negra”, diz Ana. “Ele destaca o brilho e luz natural desse tipo de pele. Recomendo também produtos cremosos, para dar aquele viço na pele”.
As peles negras se dão bem com qualquer tipo de sombra. “Use e abuse de todos os tons. Se você gosta da criatividade, tente um verde, azul, lilás”, conta a maquiadora. “Se você quer algo mais básico, usar um laranja ou bronze também é perfeito”
Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!
Siga também o portal do iG.