Será que passar esmalte no nariz, para tirar os cravos é um boa ideia?

A médica dermatologista Natasha Crepaldi aponta os perigos de seguir as milagrosas receitas caseiras da internet

Dica perigosa de beleza para acabar com os cravos
Foto: Reprodução
Dica perigosa de beleza para acabar com os cravos

A internet está cheia de dicas rápidas e baratinhas de como cuidar da pele, no entanto, nem todas essas ideias são boas. Um exemplo é usar  esmalte para remover os cravos do nariz. 

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Vídeos de mulheres mostrando com é fácil se livrar dos indesejados pontinhos pretos, com apenas um pouco de esmalte e papel, permeiam as redes sociais. Entretanto, a médica dermatologista Natasha Crepaldi explica que usar o cosmético para esse propósito é algo arriscado. 

“Passar esmalte na pele para tirar cravo é bem perigoso, além de poder provocar alergias, irritações e dermatites, se a pele for sensível, pode acabar fazendo um peeling na pele, agredindo e até causando manchas no rosto”, diz a profissional da saúde. 

A especialista recomenta que o melhor é sempre investir em produtos feitos com a finalidade de remover os cravos e feitos para serem passados na pele. Ela também alerta para tomar cuidado com essas “dicas” de cuidados com a pele, que não são feitas por profissionais.

“A maneira mais correta é através da limpeza de pele e um skincare adequado, com sabonete específico para a pele oleosa, uso de ácidos que contraem os poros e até mesmo uso de medicações via oral”, aponta Crepaldi. 

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!

Além disso, a dermatologista também ressalta que produtos com efeito de “puxar”, mesmo os aprovados pela Vigilância Sanitária, devem ser evitados, porque eles também podem sensibilizar a pele. 

“De forma rápida e no ‘desespero’, os produtos de ‘puxar’, adesivos que removem são mais eficientes, porém não são considerados tratamento para a pele com cravos, são paliativos”, esclarece a médica. 

Outras “dicas” de cuidados com a pele da internet também devem ser evitadas, como usar o limão para clarear qualquer parte do corpo, devido o alto risco de irritação da pele ou até mesmo queimaduras. Ou usar produtos caseiros como açúcar ou café para esfoliação, porque eles podem causar lesões na pele. 

A youtuber Sara Santos é uma das pessoas que já tiveram a pele prejudicada por dicas milagrosas da internet. Na plataforma do YouTube, ela relata ter tido queimaduras no rosto após seguir um tutorial, que indicava alho para secar as espinhas do rosto. 

“A gente está muito acostumado a ver receitas e ir fazer de imediato, sem nem pesquisar ou saber se aquilo pode dar certo ou não… Ficou, muito ferido, muito sensível, ficou uma queimadura mesmo. Foi esse o resultado que o alho me causou”, relata Sarah no vídeo.