Skincare depois dos 30: O que usar, quais ativos priorizar?

A dermatologista Bianca Viscomi dá dicas de como cuidar da pele a partir desta fase da vida

O que não pode ficar de fora de jeito nenhum?

O período dos 30 anos é crucial para a rotina de cuidado. É aí que começam os cuidados mais específicos. A dermatologista Bianca Viscomi chama a atenção para a fotoproteção e limpeza diária. "Mas a partir dos 30 anos, devemos agregar esses dois cuidados a ativos mais ‘anti-aging’, como é o caso dos derivados de vitamina A (retinóides). É também nessa idade que recomenda-se os cuidados no consultório. Já é possível iniciar a aplicação de toxina botulínica e lasers, também com o objetivo de prevenção para as décadas seguintes."

O que tende a acontecer com a pele facial depois dos 30?

"Assim como as células do corpo, as células da nossa pele sofrem com o processo de envelhecimento - o que significa uma perda de função progressiva. É completamente normal que com a idade, especialmente por volta dos 30 anos, nossa perca a elasticidade e colágeno, é o natural da pele. Por isso que com essa idade é também muito importante reforçar a hidratação da pele."

Quais hábitos para além do skincare é preciso começar ou intensificar?

"Uma boa alimentação, rica em antioxidantes, é fundamental para a saúde e nutrição da nossa pele - o órgão vivo vai importante do corpo humano. O sono também precisa ser algo monitorado porque o corpo tem a necessidade de ter esse momento de descanso para reparar os danos que foram causados não só na pele, como a todos os outros órgãos."

Existe alguma diferença no envelhecimento em relação a fototipos ou tipo de pele?

"Existe diferença sim. As peles de fototipos mais altos como as peles pretas e as peles asiáticas demoram mais para envelhecer. E isso, principalmente porque os fibroblastos, que são as células que produzem colágeno, são maiores, são mais ativos e conseguem produzir mais colágeno do que os das peles de fototipos baixos.Além disso essas peles por serem naturalmente mais pigmentadas elas sofrem muito menos com as agressões externas como por exemplo a radiação ultravioleta. que envelhece e também oxida colágeno. Então além dessas peles terem fibroblastos maiores e mais eficientes elas também sofrem menos com as agressões externas."

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram!

Ainda não acabou!

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!