O que você precisa saber sobre a explante de silicone?

Quando a cirurgia é indicada? Existem complicações? O médico-cirurgião Luís Felipe Maatz responde as principais dúvidas sobre o procedimento

O numero de explantes de silicone cresce no Brasil

Apesar de o Brasil ainda ocupar o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o número de procedimento para remoção de silicones também aumentou desde 2018. Só no ano de 2020, foram realizadas 25 mil explantes de silicone, até mesmo celebridades como Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann optaram por retirar as próteses.

SXC

Quando é recomendado fazer a explante silicone?

O médico-cirurgião plástico, Luís Felipe Maatz, explica que exitem duas categorias, as de critérios maiores, que integram: exposição a um estímulo externo, como infecções; e critérios menores, sendo: o aparecimento de autoanticorpos; síndrome do cólon irritável; surgimento de uma doença autoimune, como esclerose múltipla ou esclerose sistêmica.

Reuters

Quando é recomendado fazer a explante silicone?

O profissional ainda acrescenta: “Por isso, a avaliação é fundamental para exclusão de outras doenças que podem causar os mesmos sintomas. A cirurgia de retirada das próteses pode ser considerada como opção, em conformidade com o desejo da paciente e seu entendimento de que os sintomas poderão, eventualmente, continuar. Mas há muitos relatos de pacientes que foram submetidas ao explante e tiveram melhora ou resolução de sintomas”.

Reuters

Qual a probabilidade de uma mulher com prótese ter algum tipo de complicação?

De acordo com o médico, a cirurgia é de baixo risco, mas caso surja complicações, elas são classificadas em ordinárias (relacionados a todo procedimento cirúrgico, como hematoma, infecção, abertura de pontos, cicatrizes inestéticas, alterações de sensibilidade, dores no local operado, aparecimento de estrias) e específicos (relacionados ao implante em si, como contratura capsular, ruptura da prótese e o chamado tumor anaplásico de células gigantes, um raro linfoma que pode se desenvolver na cápsula que se forma ao redor de próteses).

AP

Existem contra-indicações?

“As contra-indicações para o implante são basicamente as mesmas para qualquer outra cirurgia plástica (como doenças sistêmicas descompensadas ou contraindicações a anestesia), além daquelas relacionadas às mamas, como período de amamentação atual ou recente e algumas doenças mamárias ativas”.

divulgação/

Não trocar a prótese pode implicar no aparecimento das complicações?

Segundo o especialista, não há mais a necessidade de troca das próteses a cada dez anos, essa manutenção era exigida dos modelos mais antigos dos implantes. Entretanto, ele ainda recomenda que a paciente faça visitas de rotina para o cirurgião que realizou o procedimento.

- iG

O que pode ocorrer depois da explante?

Maatz também aponta que alguns cuidados ainda vão ser necessários depois da remoção do silicone, como a mastopexia (retirada de pele e reposicionamento dos tecidos mamários). Além disso, o pós-operatório de uma explante é mais prolongado do que a da cirurgia de colocar silicone.

Reuters

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram!

Ainda não acabou!

Acompanhe também o perfil geral do Portal iG no Telegram!