Quer combater o envelhecimento? Teste essas 6 dicas

Em uma era na qual homens e mulheres correm contra o tempo para retardar o envelhecimento a todo o custo, um vilão silencioso pode passar despercebido. Falamos do estresse oxidativo, caracterizado pela produção exagerada de radicais livres, que o nosso sistema antioxidante não consegue combater com eficiência, intensificando o processo de envelhecimento precoce do organismo humano.

Radicais livres

“Os radicais livres são produzidos e metabolizados naturalmente pelo organismo, mas, quando em excesso, podem gerar mutações nas funções celulares, que aceleram o envelhecimento, causando alterações que vão muito além da estética", explica a nutróloga e especialista em Medicina Integrativa, Dra. Esthela Oliveira.

Hábitos importam!

De acordo com a especialista, a exposição à poluição, aos raios UVA e UVB, assim como hábitos de vida ruins, como fumar e beber excessivamente, estar constantemente sob estresse e se alimentar de forma desequilibrada, não dormir um sono reparador, podem promover a produção exagerada de radicais livres. “

Para auxiliar o sistema antioxidante a lidar com esses radicais livres, a nutróloga listou cinco medidas indispensáveis. Confira!

1. Invista em alimentos antioxidantes, como Vitamina C, Vitamina E, selênio, zinco, temperos, ervas, mix de vegetais variados e frutas vermelhas;

2. Reduza o fast food, além de alimentos ultraprocessados, industrializados, gordurosos e açúcares em excesso;

3. O sono de qualidade é fundamental neste processo. Procure dormir mais cedo e mais horas. Diminua os estímulos visuais antes de deitar, pratique a higiene do sono;

4. Tente evitar situações de estresse excessivo. Ao perceber uma crise de estresse chegando, tente respirar controladamente, fazer uma pausa para se acalmar, além de buscar hobbies e atividades para sua ocupação;

5. Exercícios físicos são aliados imprescindíveis. Embora durante a prática de exercícios sejam produzidos radicais livres, a atividade física também aumenta a capacidade do nosso organismo de bloquear os efeitos nocivos deles para a nossa saúde.

E os cuidados com a pele?

“No quesito beleza, colegas dermatologistas indicam apostar em produtos compostos por Vitamina C, ácido ferúlico e resveratrol, ativos que possuem efeito antioxidante e anti-idade, além de não abrir mão de um bom protetor solar, mesmo em dias nublados ou dentro de ambientes fechados”, conclui a especialista em Medicina Integrativa.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.