Os benefícios do óleo de coco no inverno para pele e cabelos

O impacto do inverno

As baixas temperaturas ocasionam problemas relacionados à pele e circulação de sangue. Isso fragiliza áreas como couro cabeludo, braços e boca. Os banhos quentes em excesso também podem causar ressecamentos, principalmente na superfície epitelial, responsável por absorção, proteção, secreção e excreção.

Almada Studio/Pexels

Como o óleo de coco pode ajudar

Jackeline Alecrim, especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais, aponta que o produto pode repor o manto hidrolipídico, responsável pelas barreiras naturais do corpo que são perdidas durante a desidratação. Por isso, o uso do produto no banho facilita a absorção e forma uma camada protetora – tudo isso sem deixar a pele oleosa.

/Pexels

Lábios e pés

Por serem áreas que não possuem oleosidade ou glândulas de suor, é recomendado que se use óleo de coco para hidratar as regiões. "Os lábios e os pés ficam mais vulneráveis e apresentam maiores rachaduras durante as estações de baixa temperatura. É preciso ter um cuidado maior com essas áreas, hidratando-as sempre que possível", aponta Jackeline.

Min An/Pexels

Ação nos cabelos

A exposição constante à água quente nas temporadas de frio pode quebrar os fios e deixá-los opacos. O uso do óleo de coco evita o ressecamento, o frizz e as pontas duplas. Veja nos próximos cards como aderir ao óleo de coco na rotina de haircare.

Alexander Mils/Pexels

Pré pool com óleo de coco

Essa técnica é usada antes do shampoo, ajudando a hidratar os fios, repor nutrientes e proteger as pontas da água quente e da ação detergente dos shampoos. Mescle com creme de hidratação e soro fisiológico. Misture os ingredientes, aplique da raiz até as pontas e deixe agir por 30 minutos. Depois, enxague e lave os fios normalmente.

Karolina Grabowska/Pexels

Finalização com óleo de coco

Ideal para finalizar cabelos cacheados e crespos. Misture algumas gotas do óleo ao creme de pentear habitualmente usado e continue a finalização habitual. O uso do produto vai diminuir o frizz, hidratar, conferir brilho e definir mais os cachos.

Luan Nun/Pexels

Umectação com óleo de coco

O processo nutre e repõe a oleosidade para recuperar os cabelos danificados. Basta aplicar o óleo de coco extravirgem no cabelo seco, sem misturar com outros cremes. Aplique da raiz até as pontas. "Indico que o procedimento seja feito à noite, porque é necessário que o óleo fique pelo menos 4 horas agindo no fio para que o resultado seja eficaz”, explica.

Andrea Piacquadio/Pexels

Como retirar o óleo de coco do cabelo depois da umectação?

Para remover os excessos do óleo do cabelo, Jackeline recomenda usar uma máscara capilar antes de entrar no banho. "Vale ressaltar que o óleo de coco não aumenta a oleosidade do cabelo”, explica.

Karolina Grabowska/Pexels

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Jorge Fakhouri Filho/Pexels

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!

Oleksandr Pidvalnyi/Pexels