Fios de PDO: mitos e verdades sobre o famoso “lifting não cirúrgico”

Os fios de polidioxanona estão entre os procedimentos estéticos minimamente invasivos queridinhos entre quem procura tratamentos para o rosto. Veja os mitos e verdades do procedimento

Expert tira as dúvidas

Além de promoverem uma sustentação com efeito lifting, eles ajudam a tratar a flacidez da pele por meio da estimulação do colágeno na região onde são colocados. O posicionamento e a ancoragem do fio ajudam a remodelar e reestruturar a região para chegar ao resultado desejado, reduzindo traços do envelhecimento natural do corpo e face como rugas e linhas de expressão, para elevar a autoestima dos pacientes. Para ajudar a tirar algumas dúvidas sobre o que é verdade ou mito a respeito deste tratamento tão procurado, a biomédica esteta Ariadne Lima, doutora em fisiopatologia humana e referência em harmonização facial no Brasil, esclarece alguns fatos sobre os fios de sustentação.

Divulgação

1. Os fios são absorvidos pelo corpo

VERDADE: os fios são compostos de polidioxanona, material que é biocompatível e biodegradável, e são absorvidos pelo organismo dentro do período 4 a 6 meses, deixando uma fibrose de sustentação por até 18 meses.

Divulgação

2. É um procedimento minimamente invasivo

VERDADE: diferentemente do lifting tradicional, que é, de fato, uma cirurgia plástica, a utilização dos fios não exige corte e não deixa cicatrizes. Precisa somente de anestesia local, sendo, portanto, um procedimento minimamente invasivo, feito com cânulas que reduzem edemas e hematomas. O procedimento leva cerca de meia hora. A quantidade de fios utilizada também varia de acordo com o paciente.

Divulgação

3. Os fios só podem ser usados no rosto

MITO: o tratamento também pode ser usado para reduzir a flacidez de outras regiões do corpo, a exemplo dos braços, coxas, joelhos, do pescoço, abdômen entre outras partes. Inclusive, a aplicação dos fios pode ser aliada a outros tipos de procedimentos, para chegar ao resultado mais ideal possível de acordo com o desejo do paciente.

Divulgação

4. É preciso ter alguns cuidados nos primeiros dias

VERDADE: apesar de permitir uma volta imediata aos compromissos habituais, alguns cuidados são importantes nas primeiras semanas após aplicação dos fios. Entre eles, evitar mímicas faciais exageradas, dormir com abdômen para cima na primeira semana e evita

Divulgação

5. Os fios podem ser usados em qualquer idade

DEPENDE: os fios de sustentação são recomendados a partir dos 25 anos de idade, quando ocorre uma diminuição na produção natural de colágeno pelo organismo. Por essa razão, detalhes como flacidez e rugas faciais começam a surgir.

Divulgação

6. Existem vários tipos de fios de PDO

VERDADE: os fios espiculados são conhecidos por promoverem o reposicionamento facial, com efeito lifting, enquanto os fios lisos realizam somente a bioestimulação e o tipo “filler” traz volume e bioestimulação de colágeno. O tipo “Matrix” tem efeito preenchedor, ideal para as regiões com aprofundamento, como o “bigode chinês.”

Divulgação

Quer mais conteúdos sobre moda, beleza e comportamento?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!