Mitos e verdades sobre a esfoliação

A dermatologista Vanessa Perusso esclarece os mitos sobre cuidados com a pele

A esfoliação é uma parte importante do skincare

Entretanto, com tantas informações sobre cuidados com a pele, fica difícil saber o que realmente funciona na hora do skincare. A dermatologista Vanessa Perusso tira as principais dúvidas sobre o tema.

Reprodução%3A Alto Astral

Não se deve esfoliar a pele no inverno

Mito! “As pessoas pensam que esfoliar a pele no inverno vai deixá-la mais ressecada. No entanto, a esfoliação auxilia na renovação celular, na desobstrução dos poros e na remoção das impurezas que continuam se acumulando mesmo nas baixas temperaturas. Para garantir uma pele saudável vale observar os ingredientes que compõem os esfoliantes. Produtos com micropartículas de casca de arroz, por exemplo, um ativo natural refinado, vão assegurar uma esfoliação suave sem agredir a pele ou remover sua camada lipídica”.

Reprodução%3A Alto Astral

Esfoliar a pele evita pelos encravados

Verdade! “A principal função da esfoliação é remover pele, impurezas e células mortas. Com isso, a oleosidade é controlada e o folículo – parte da pele responsável pela produção e crescimento do pelo - é liberado. Consequentemente, diminuem os riscos de os pelos encravarem”.

Reprodução

É preciso esfoliar a pele duas vezes por semana

Mito! "Não existe uma quantidade correta de vezes na semana para fazer a esfoliação. O intervalo entre as práticas vai depender do tipo de pele e deve ser orientado por um dermatologista. Mas de modo geral, as peles mais oleosas devem incluir o cuidado na rotina pelo menos duas vezes na semana. Para as peles secas, uma vez a cada 15 dias é suficiente".

Imagem/Shutterstock

É importante hidratar a pele

Verdade! "Como o ato de esfoliar elimina as células mortas e retira a oleosidade, a pele precisa ser hidratada, independentemente da época do ano. Então, este cuidado pós, esfoliação é fundamental para proteger a derme de uma possível irritação".

Reprodução%3A Alto Astral

Esfoliantes caseiros são melhores do que os vendidos

Mito! “A esfoliação, para ser eficiente, deve ser feita com produtos próprios. Algumas receitas caseiras levam ingredientes que podem fazer mais mal do que bem. O açúcar, por exemplo, pode machucar a cútis. Isso porque o grão é agressivo a peles mais sensíveis e pode provocar cortes bem pequenos. Sendo assim, produtos feitos com fórmulas e ativos específicos para este cuidado são os mais recomendados".

Foto%3A Freepik

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!