Mitos e verdades sobre cuidados com a pele preta

O médico André Moreira esclarece as principais dúvidas sobre a pele negra

A pele preta exige cuidados diferentes?

É comum ouvir por aí que a pele negra não precisa usar protetor solar, ou seguir uma rotina de cuidados. O médico André Moreira, dermatologista especializado em pele negra, desmistifica as principais lendas em torno do assunto.

Imagem/Shutterstock

Pele preta precisa usar protetor solar?

“Sempre! Ainda que não tenha sol. Deve ser usado no rosto, colo, pescoço e nas mãos ou qualquer outra região que não esteja coberta por roupas (não esquecer das orelhas!). Os raios UVA tem efeitos nocivos e provocam rugas e flacidez, eles penetram na derme, rompem as fibras e destroem a elastina, deixando a pele flácida e com aparência mais velha. Os raios UVB são os temidos causadores do câncer de pele. Então, o excesso de proteção nunca é demais, em nenhum tipo de pele, inclusive!”.

Pinterest

Pele envelhece? Ela precisa de hidratação?

“Pele preta envelhece, sim! De forma diferente, mas envelhece também. A pele preta perde volume e colágeno, trazendo uma aparência de flacidez. Para retardar esse processo: hidratação desde cedo com cremes e bebendo muita água! Com o tempo, tratamentos estéticos, reposição de colágeno e toxina botulínica podem ser indicados”.

Pinterest

Pele preta pode usar laser?

“Pode, sim! Obviamente que fazer o procedimento com um médico especialista na etnia traz, além de mais segurança, melhores resultados. A pele preta tem características próprias e é preciso ter cuidado para não formar quelóides, manchas e queimaduras”.

Pinterest

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram!

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.