Da babosa até água do arroz: o que pode ou não usar no couro cabeludo

Tricologista aponta quais ingredientes caseiros podem ser implementados na rotina de haircare e quais são perda de tempo

Kim Kardashian aderiu!

A socialite afirmou recentemente que usa água de lavagem do arroz para fazer os fios crescerem, colocando à tona os tratamentos com produtos caseiros que são comumente atribuídos aos cabelos. O médico tricologista Luciano Barsanti afirma quais são os ingredientes que funcionam e quais são perda de tempo.

Instagram/Reprodução

Água do arroz faz os cabelos crescerem mais rápido?

O tricologista afirma que a velocidade do crescimento do fio é determinada por genética, sendo que cabelos lisos crescem 1 cm ao mês, enquanto cacheados e crespos crescem 0,5 cm. "Quando existe algo errado com o organismo, como uma anemia, o cabelo cresce mais lentamente. Mas usar água de arroz não mudará a velocidade de crescimento e, ao contrário, ainda pode causar alguma alergia”.

Polina Tankilevitch/Pexels

Banana acaba com a caspa

Luciano aponta que essa não é uma indicação clínica: "A caspa é um processo inflamatório, de ordem genética, agravado pelo frio, pelo estresse e pelo consumo de alimentos altamente calóricos, gordurosos e ricos em açúcar". Ou seja, o método é ineficaz.

Kimona/Pexels

Bicarbonato de sódio para limpar o couro cabeludo

O efeito atribuído ao bicarbonato de sódio é a limpeza profunda dos fios, que teria poder de reduzir a oleosidade e o acúmulo de sujeira. No entanto, o composto químico pode ser extremamente prejudicial ao couro cabelo por deixar as cutículas dos fios abertas e mais suscetíveis a elementos externos.

Cottonbro/Pexels

Babosa para hidratar profundamente

O médico aponta que a babosa, ou aloe vera, é comumente usada na fórmula de shampoos e produtos para cabelos. No entanto, não deve ser usada in natura. Isso porque há a possibilidade de a babosa causar danos sérios ao couro cabeludo, como queimaduras e alergias.

Reprodução/Pinterest

DICA: Determinados alimentos impactam na saúde capilar

A chave para auxiliar o crescimento saudável dos fios pode estar na mesa. O médico afirma que uma alimentação rica em sucos naturais, peixes, ovos, carnes e vegetais podem ajudar bastante nessa etapa.

Vincent Rivaud/Pexels

DICA: Meditação pode ajudar os fios

Luciano aponta que outro ponto importante para manter os cabelos saudáveis está no combate ao estresse. Então, técnicas de relaxamento podem fazer maravilhas também para os fios, além de melhorar a saúde mental. Por isso, a meditação é indicada pelo profissional.

Elina Fairytale/Pexels

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!