Pepino ajuda a reduzir olheira? Mitos e verdades sobre as manchas

Elas são temidas

As manchas escuras sob as pálpebras inferiores dos olhos deixam podem marcar a pele, deixando a pessoa com aspecto cansado e até impactando a autoestima. Elas podem ser causadas por estresse, insônia ou questões hereditárias. A dermatologista Vanessa Perusso, consultora da Ricca, diz o que é verdade ou não sobre as olheiras.

Thirdman/Pexels

Alguns alimentos melhoram as olheiras

Verdade. “Uma boa alimentação é importante para a saúde em geral e alguns alimentos impactam diretamente no tratamento e prevenção das olheiras”, diz a médica. Deve-se incluir no cardápio alimentos ricos em ômega 3, como peixes, linhaça e ovos, que são antinflamatórios e protegem os capilares sanguíneos.

Cottonbro/Pexels

Existe só um tipo de olheira

Mito. Existem quatro tipos de olheiras: vascular (que deixa a pele ao redor dos olhos mais arroxeada, inchada e avermelhada); pigmentar (causada por excesso de melanina e hiperpigmentação, sendo mais amarronzada e presente em pessoas não brancas); mista (soma de dois tipos ou mais); e estrutural (causada por estrutura óssea, deixando os olhos "fundos").

Thalles Cazaroto/Pexels

As olheiras são causadas apenas por falta de sono e cansaço

Mito. “Há questões genéticas, que passam de maneira hereditária, tem questões hormonais, pode ser estresse, falta de descanso... São muitos os motivos", diz Vanessa. O sono e cansaço agravam a olheira por conta das substâncias que dilatam os vasos sanguíneos quando o corpo está fraco.

Tima Miroshnichenko/Pexels

O pepino pode ajuda na redução das olheiras

Verdade. A composição do pepino é hidratante, anti-inflamatória e ajuda na redução do inchaço. Ele também tem efeito calmante e antioxidante, além de ser rico em ácido fólico, que estimula antioxidantes a combater as toxinas do corpo.

Cottonbro/Pexels

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!